Aquidauana está com baixo índice de dengue, mas população não pode descuidar
Publicado em 29/04/2022
Editoria: Saúde
A Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento esteve trabalhando com uma equipe da Coordenadoria de Controle de Vetores no Distrito de Cipolândia, fazendo o bloqueio químico, por conta de um caso notificado de dengue.
O trabalho de visitas e orientação aos moradores, assim como, a eliminação ou tratamento de depósitos de água parada foi realizado durante quatro dias.
Conforme fluxo de trabalho da equipe de Controle de Vetores, no caso notificado, assim que ele é informado ao setor, a equipe se prepara e segue até o local para fazer o bloqueio químico, com o objetivo de “cortar” o ciclo de transmissão do vetor.
“A população tem colaborado com o nosso trabalho. Mas, ainda precisamos que todos os dias os cidadãos façam a ação de cuidado e zelo em suas casas, evitando deixar vasilhas e locais com água parada, limpar os quintais e terrenos para evitarmos problemas maiores, como, por exemplo, surtos de dengue, zica e Chikungunya”, explicou Sebastião Marques, coordenador do Controle de Vetores.
Semanalmente, a equipe de Controle de Vetores realiza um trabalho permanente de vistoria e visitas de residências, fazendo um monitoramento para evitar a proliferação do vetor Aedes. Bem como, a identificar se há outros vetores se proliferando e ameaçando a saúde pública.
PERFIL EPIDEMIOLÓGICO
Aquidauana, neste final de abril, está no ranking do Perfil Epidemiológico, está na área verde e ocupa a 65° posição em caso notificados de dengue. Sendo assim, Aquidauana está com baixo risco, segundo a Secretaria de Estado de Saúde de MS.
Dados levantados pela Coordenadoria de Controle de Vetores de Aquidauana confirmam até hoje, 28/04, 27 casos notificados e 03 confirmados de dengue e 01 caso de Chikungunya.
› FONTE: Agecom