Equipe do Hospital de Aquidauana realiza parto durante remoção de paciente
Publicado em 01/05/2022
Editoria: Saúde
No final da tarde de ontem, sábado, 30 de abril, uma equipe médica do Hospital Regional Estácio Muniz de Aquidauana realizou mais um parto dentro da viatura UTI Móvel, na rodovia 262, a caminho de Campo Grande.
A paciente Andressa de 26 anos, moradora de Aquidauana, chegou ao serviço de pronto atendimento da Unidade Hospitalar sentindo dores e evoluindo para parto prematuro, com 34 semana.
De imediato, o médico obstetra plantonista da Maternidade Padre Thiago Palmeira solicitou transferência da gestante via central de regulação, para Hospital de referência em Campo Grande, com suporte para o bebê e até mesmo, se necessário UTI Neonatal.
A remoção da paciente foi realizada pela UTI Móvel do Hospital de Aquidauana com todo suporte para urgência e emergência, conduzida por Arnaldo, acompanhada pela técnica de enfermagem Daniele Cristina e pelo médico Eliseu Caldas.
Durante o trajeto pela BR 262 a mãe começou a passar mal e entrou em trabalho de parto, algo complexo, já que se tratava de um parto prematuro.
O condutor da viatura prosseguiu viagem com toda sua experiência, enquanto a técnica e o médico realizaram o parto normal e uma linda menina, a Lorena, veio ao mundo!
A técnica de enfermagem Daniele, que tem 3 anos de experiência, ficou extremamente emocionada em conseguir conduzir a situação junto com o médico Eliseu e entregar mãe e filha estabilizadas na Maternidade Cândido Mariano. “Mais um parto de risco realizado na rodovia durante transporte e com segurança graças a qualificação dos profissionais da Saúde de Aquidauana que viajavam com a paciente”.
O esposo Leandro também estava com a equipe e pôde ver sua filhinha vindo ao mundo pelas mãos dos profissionais que prestam serviços no Hospital Regional Estácio Muniz de Aquidauana. “Por mais capacidade que os profissionais da Saúde tenham, é sempre uma experiência única, em uma hora tão delicada e importante como essa, seja para mãe, quanto para seus familiares, já que a hora do parto é um momento que gera grande expectativa”, informou a assessoria da Unidade Hospitalar.