Portal de Aquidauana

Seja bem vindo,

Cotação
Aquidauana

Saúde de Aquidauana atende crianças e professores do CMEI Bezerra de Menezes

Publicado em 25/04/2019 Editoria: Saúde


Equipes de saúde dos ESFs João Jorge Carneiro e Cândido Pinheiro Filho (Posto da Duque) visitaram hoje o Centro Municipal de Educação Infantil Bezerra de Menezes para realização de atualização vacinal.
 
Além da vacinação contra a gripe, houve avaliação antropométrica, administração de vitamina A, palestras sobre ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, promoção da segurança alimentar e nutricional, promoção da cultura da paz e promoção das práticas corporais.
 
Foram atendidas 158 crianças e 25 professores.
 
 
Avaliação antropométrica
 
As medidas antropométricas tais como peso, altura, circunferência de cintura e circunferência de quadril são utilizadas para o diagnóstico do estado nutricional (desnutrição, excesso de peso e obesidade) e avaliação dos riscos para algumas doenças. A análise da composição corporal torna possível entender as mudanças provenientes de alterações metabólicas e identificar os riscos que essas levam à saúde.
 
A avaliação é realizada para avaliar os ossos, musculatura, resíduos e gordura corporal.
 
A avaliação antropométrica em criança deve considerar o peso da criança ao nascer e o comprimento, índices como peso/idade, estatura/idade, peso/estatura (no caso de prematuros é importante fazer os ajustes).
 
Para crianças maiores pode-se utilizar o IMC. No momento da interpretação dos resultados deve-se avaliar a alimentação da criança e genética familiar.
 
Vacina contra gripe
 
A influenza é uma doença sazonal, mais comum no inverno, que causa epidemias anuais, sendo que há anos com maior ou menor intensidade de circulação desse tipo de vírus e, conseqüentemente, maior ou menor número de casos e mortes.
 
No Brasil, devido a diferenças climáticas e geográficas, podem ocorrer diferentes intensidades de sazonalidade da influenza e em diferentes períodos nas unidades federadas.
 
Até o fim de março, antes do lançamento da campanha, foram registrados 255 casos de influenza em todo o país, com 55 mortes. Até o momento, o subtipo predominante no país é influenza A H1N1, com 162 casos e 41 óbitos.