Portal de Aquidauana

Seja bem vindo,

Cotação
Aquidauana

Aquidauana ganhará aplicativo para denúncia e socorro às mulheres

Publicado em 17/05/2022 Editoria: Polícia


Na manhã de ontem, 16, no gabinete do prefeito Odilon Ribeiro aconteceu uma importante reunião de alinhamento para um dos projetos mais importantes de atendimento às mulheres vítimas de violência doméstica. 
 
O prefeito Odilon Ribeiro recebeu o comandante da Polícia Militar, coronel Daniel Elias, a delegada regional da Polícia Civil, Drª Silvia Girardi, a delegada da Delegacia de Atendimento à Mulher, Drª. Larissa Serpa e o presidente da Câmara Municipal, Wezer Lucarelli.
 
Na pauta da reunião, foram debatidos detalhes sobre a implantação e lançamento do aplicativo "Salve Maria Aquidauana". Conforme informaram as autoridades municipais, este será um aplicativo inédito em Mato Grosso do Sul, para auxiliar os policiais militares e civis no atendimento às mulheres, que pedirem ajuda através do botão de pânico do aplicativo. 
 
O prefeito Odilon pontuou que esse aplicativo será mais uma ferramenta para as mulheres vítimas de violência doméstica pedirem socorro. “A Prefeitura de Aquidauana junto com a Câmara Municipal irão disponibilizar o aplicativo gratuitamente para toda a comunidade de Aquidauana e de Anastácio. Vamos fazer o lançamento e será operacionalizado numa força-tarefa da prefeitura, Câmara Municipal, Polícia Civil e Polícia Militar”, completou o prefeito Odilon Ribeiro.
 
O aplicativo “Salve Maria Aquidauana” vem atender ao proposto pela Lei Municipal nº 2.700/21, de autoria do vereador Wezer Lucarelli, que trata do combate ao feminicídio em Aquidauana. “Agradeço ao prefeito Odilon e sua equipe por colocar o projeto em operação, que logo estará na plataforma Play Store. Com isso cumpro com meu compromisso de homem público trazendo ações efetivas que impactam positivamente a vida de nossas mulheres”, pontuou o autor da lei, Wezer Lucarelli.
 
Para a criação do aplicativo, a Prefeitura de Aquidauana e a Câmara Municipal fizeram uma parceria com a Prefeitura de Uberlândia (MG), onde o aplicativo já está em utilização, e receberam a cedência do código-fonte. De posse desse código, a equipe técnica da Secretaria Municipal de Planejamento e Obras Públicas, através do técnico Reginaldo Souza, mobilizou as ferramentas necessárias e está desenvolvendo o aplicativo de forma adequada às demandas e à realidade local. 
 
Através do Salve Maria Aquidauana, a mulher ou uma testemunha, ao acionar o alerta de pedido de socorro pelo aplicativo, automaticamente os policiais receberão o chamado e a localização em tempo real de onde a vítima está, para que as viaturas possam se dirigir imediatamente para atender a ocorrência. 
 
Durante a reunião, os representantes das forças de segurança pública, coronel Daniel Elias,
a delegada regional da Polícia Civil, Drª Silvia Girardi, a delegada da Delegacia de Atendimento à Mulher, Drª. Larissa Serpa, destacaram a importância do aplicativo, deram sugestões para aperfeiçoar as funcionalidades e já programaram uma oficina de capacitação dos policiais e, também, os testes de funcionamento do aplicativo junto com os policiais militares e a DAM.
 


› FONTE: Agecom