Equipe do Controle de Vetores trabalha firme para evitar proliferação de dengue
Publicado em 19/05/2022
Editoria: Saúde
A Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento tem mantido um trabalho continuo de monitoramento das residências para prevenir a dengue e proliferação do mosquito Aedes, bem como, identificando se há outros vetores se proliferando e ameaçando a saúde pública.
Nos locais que se faz necessário, onde há casos confirmados de dengue e notificações, a equipe da Coordenadora de Controle de Vetores intensifica o trabalho. fazendo o bloqueio químico.
Conforme fluxo de trabalho da equipe de Controle de Vetores, no caso notificado, assim que ele é informado ao setor, a equipe se prepara e segue até o local para fazer o bloqueio químico, com o objetivo de “cortar” o ciclo de transmissão do vetor.
O trabalho de visitas e orientação aos moradores, assim como, a eliminação ou tratamento de depósitos de água parada é uma tarefa permanente. “Porém, combater o Aedes é uma missão de todos nós. Precisamos e contamos com a ajuda da população para evitar que Aquidauana sofra novos surtos e epidemias dessa doença”, disse o coordenador Sebastião Marques.
É necessário que todos os dias os cidadãos façam a ação de cuidado e zelo em suas casas, evitando deixar vasilhas e locais com água parada, limpar os quintais e terrenos para evitarmos problemas maiores, como, por exemplo, surtos de dengue, zica e Chikungunya.
PERFIL EPIDEMIOLÓGICO - Aquidauana, neste mês de maio, conforme extrato do Liraa, que é o Levantamento de índice rápido do Aedes aegypti, está possui maiores índices de notificações do Aedes nas seguintes áreas: centro, Vila Paraíso, Colônia Buriti, Vila Pinheiro, Jardim Aeroporto, Dona Nenê, São Pedro, Vila Popular, Bairro Alto, Santa Terezinha, São Cristóvão, Guanandy e Serraria.
› FONTE: AGECOM