CREAS e Social desenvolvem atividades para incentivar denuncias de abuso
Publicado em 19/05/2022
Editoria: Cidade
Durante a manhã de ontem, 18 de maio, a equipe do CREAS e da Secretaria Municipal de Assistência Social de Aquidauana, estiveram visitando os comércios e panfletando no centro da cidade, bem como, falando com as pessoas sobre a importância de ajudarem a denunciar e combater a violência e abuso sexual de crianças e adolescentes.
Os comerciantes, lojistas, pessoas que transitavam nos locais e trabalhadores do centro da cidade foram bem receptivos à campanha 18 de maio.
Desde o início do mês de maio, o CREAS vem trabalhando diversas ações de conscientização na comunidade e e em escolas sobre a importância do enfrentamento à violência.
O foco de todas as ações tem sido conscientizar, alertar e incentivar as pessoas a "vestirem a camisa da campanha" contra o abuso e exploração infanto-juvenil, principalmente, ajudando a denunciar e explicar às crianças e adolescentes sobre como podem se proteger e denunciar.
Dados do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), apontam que as denúncias de violência contra crianças e adolescentes representam 30% do total de denúncias recebidas pelos canais no período divulgado.
O Disque 100 e o Ligue 180 receberam 115,5 mil denúncias de violações a direitos humanos de 1º de janeiro a 12 de maio de 2021. Os registros resultaram em mais de 435 mil violações de direitos, inclusive, de Mato Grosso do Sul e Aquidauana.