Prefeitura e Polícia Militar realizam aula inaugural da Patrulha Mirim em Aquidauana
Publicado em 20/05/2022
Editoria: Cidade
Nesta quinta-feira, 19, teve início o ano letivo do projeto social Patrulha Mirim em Aquidauana. Devido a pandemia, o projeto havia sido suspenso e hoje está sendo retomado, com aulas presenciais para 40 alunos no quartel do 7º Batalhão da Polícia Militar de Aquidauana, mesmo local em que as crianças terão o convívio com os militares e participaram das aulas do projeto.
O projeto Patrulha Mirim em Aquidauana teve início com a primeira turma de alunos em 2017, no começo da gestão do atual prefeito Odilon Ribeiro, através de convênio firmado entre a Prefeitura de Aquidauana via Secretaria Municipal de Assistência Social e o 7ºBPM.
Além dos futuros patrulheiros e seus pais, participaram da solenidade de aula inaugural o tenente coronel - Daniel Elias dos Santos, Marcos Chaves - secretário municipal de Assistência Social, Maria Eliza - primeira-dama e madrinha do projeto, vereador Humberto Torres - representando a Câmara Municipal de Aquidauana, o major PM Rafael Pinheiro – subcomandante do 7ºBPM e os monitores do projeto Sargento PM Fábio Colombo e da Assistência Social, Adriana Azevedo Santos e Tais Franco.
O secretário Municipal de Assistência Social, Marcos Chaves explicou que a procura foi muito grande por vagas na Patrulha Mirim e que junto com o comandante o 7° Batalhão da Polícia Militar, nessa turma foram matriculados 40 alunos e estudam a viabilidade de no segundo semestre ampliar as vagas.
"Estamos muito contentes em estarmos voltando com o projeto, que muda vidas e futuros. Aquidauana deu um salto muito grande na qualidade de vida das pessoas com obras e investimentos. Mas, principalmente, a Administração Municipal não deixou de investir no atendimento social às pessoas, sobretudo, em crianças e adolescentes que se tornarão cidadãos valorosos", afirmou o secretário Marcos Chaves.
"Muito feliz em participar desse momento de retomada de um projeto tão importante. Pais podem acreditar, que com a PM seus filhos estão em boas mãos", disse vereador Humberto Torres.
O comandante do 7º BPM frisou que o projeto Patrulha Mirim nasceu em Aquidauana, através de parceria com a Prefeitura de Aquidauana, para fazer a diferença na comunidade. "Uma das primeiras ações do prefeito Odilon em 2017, quando assumiu a prefeitura foi somar forças com a PM para iniciar a Patrulha Mirim em Aquidauana. Não há atitude melhor que essa, investir na formação cidadã das nossas crianças e adolescentes. Agradecemos a confiança dos pais que matricularam seus filhos em nosso projeto social", finalizou o comandante Daniel Elias dos Santos.
Além do reforço escolar, as crianças e adolescentes que participam da Patrulha Mirim são instruídos a ficarem longe das drogas, participam de ações socioeducativas, desenvolvimento de suas potencialidades, caráter e cidadania.
O projeto Patrulha Mirim proporciona aos patrulheiros conhecimentos civis, técnicos e práticos para viver em sociedade de forma saudável, preparando-os para serem cidadãos de boa conduta e, também, profissionais exemplares no futuro, pois são apresentados a eles as possibilidades de crescimento, de estudo e de formação para mudar de vida e de cenário social.
› FONTE: Agecom