Saiba mais sobre como identificar um ciúme excessivo!
Publicado em 26/05/2022
Editoria: Cidade
Você sabia que existem sinais de que o ciúme está fora de controle? Confira alguns!
O ciúme é um tema que está presente na maioria dos relacionamentos. Embora possa parecer algo banal estar presente nas relações, é preciso tomar bastante cuidado. Isso porque os níveis de ciúmes podem chegar a um patamar bastante preocupante, que é o ciúme excessivo.
Antes de tudo é preciso falar mais sobre o que seria o ciúme e os níveis que ele pode avançar até chegar em um estágio avançado. O sentimento de estar sendo deixado de lado ou de que pode estar sendo trocado pela pessoa que ama está atrelado a diversas questões individuais de auto identificação.
Nesse sentido, pessoas que sentem muito ciúmes tendem a apresentar características de baixa auto estima, forte insegurança, medo de abandono, necessidade de controle e desconfiança. Assim, a pessoa passa a projetar no outro algumas questões conflitantes da própria personalidade que acaba gerando o ciúme na relação.
Assim, quando esse sentimento começa a tomar uma proporção maior é o que a gente chama de ciúme excessivo. E não importa qual o tipo de relacionamento amoroso, pode acontecer até mesmo em um relacionamento como o da ashley madison por exemplo.
A pessoa então passa a desconfiar completamente das intenções do parceiro, a querer controlar com quem a outra pessoa sai, acaba afastando amigos e até mesmo familiares, fica controlando o celular do outro, e por ai vai.
E é aí que o ciúme perde totalmente a “banalidade” e passa a se tornar algo que deve ser prestado atenção. Isso porque a liberdade individual das partes do relacionamento é importante para que se mantenham uma relação saudável. Afinal, a confiança é a base para qualquer tipo de relacionamento.
Por fim, o importante é que exista cumplicidade e respeito acima de tudo quando falamos sobre o assunto. O ciúme excessivo pode levar até mesmo uma pessoa a cometer um crime, por isso é tão relevante estar sempre atento aos sinais no seu relacionamento e de amigos.
› FONTE: Julia Pautas