CAPS realiza oficina de mandalas terapêuticas em Aquidauana
Publicado em 06/06/2022
Editoria: Saúde
O Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) ficou mais colorido pela oficina de mandalas, ministrado pela psicóloga Ewelyn Fernandes e que teve como público-alvo os pacientes da unidade.
As mandalas terapêuticas são uma prática milenar que integra a emoção, sensação, razão e intuição, pois ela funciona como uma bússola e, portanto, são capazes de revelar quais aspectos do inconsciente estão disponíveis para serem compreendidos e integrados no processo de autoconhecimento. A oficina foi realizada na semana passada.
“O recurso terapêutico destaca-se também pelo manejo da ansiedade, pois o próprio ato de fazer uma mandala terapêutica requer um trabalho de respiração, concentração e relaxamento, auxilia o paciente a controlar a ansiedade e evitar que a situação se agrave”, explicou a coordenadora do CAPS, a psicóloga Suélen Arguelo.
Por fim, vale ressaltar que em casos mais graves de crises de ansiedade ou sofrimento emocional, é necessário um trabalho multidisciplinar, conectando cada vez mais as pessoas para que dessa maneira fiquem íntimas de si mesmas e passem a utilizar essa prática como modo de vida.
SERVIÇO - O CAPS II realiza acompanhamento diário aos casos de saúde mental de maior complexidade na Rua Giovanni Toscano de Brito, 2367, Bairro Santa Terezinha (antigo CMEI Leonor Garcia); o horário de funcionamento é ampliado das 07h às 17h, com telefone (67) 992884766.
› FONTE: AGECOM