Portal de Aquidauana

Seja bem vindo,

Cotação
Aquidauana

Aldeias de Aquidauana recebem cursos para melhorar alimentação escolar

Publicado em 06/06/2022 Editoria: Cidade


O Centro Colaborador em Alimentação Escolar (CECANE), da Universidade Federal de MS(UFMS), em parceria com a Prefeitura de Aquidauana, por meio da Secretaria Municipal de Produção, e a AGRAER (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural) estão realizando um projeto para melhorar a alimentação escolar nas aldeias indígenas de Aquidauana. 
 
Durante os dias 28 de maio e 04 de junho, foi realizado o curso: “O Potencial da Produção de Alimentos do Cerrado e Pantanal”, sendo no dia 28/05, com a comunidade da aldeia Córrego Seco e no dia 04 de junho, com os indígenas das aldeias Limão Verde e Buritizinho.
 
Na aldeia Limão Verde, além do curso e como parte do projeto, também aconteceu um momento de entrevistas com os moradores da comunidade sobre as receitas das comidas tradicionais terena, com o objetivo de valorizar os saberes e tradições locais. A equipe do projeto idealiza produzir um e-book (livro digital) com essas receitas e que será disponibilizado para a comunidade e público em geral na internet. 
 
No curso, também foi discutido a possibilidade de incluir essas receitas e alimentos tradicionais nas comunidades indígenas na alimentação escolar nas escolas das aldeias, além de promover a capacitação sobre o processamento e desenvolvimento de novos produtos. Durante o curso, foi feito um bolo com a farinha de jatobá, seguindo a receita compartilhada e que foi degustado pelos participantes.
 
Participaram do curso as representantes do CECANE, Profª. Drª Raquel Pires Campos, responsável pelo eixo agroindústria do CECANE, a mestranda Haideline Mertens Kuff - colaboradora em boas práticas em manipulação de alimentos do projeto, Thaís Siqueira Pinto - do Laboratório de Estudos de Condições, Alimentos e Nutrição da FACFAN (Faculdade de Ciências Farmacêuticas, Alimentos e Nutrição) da UFMS.
 
Também estiveram presentes os estagiários do CECANE Paloma Galvão e João Paulo Galindo; Leandra Teixeira - acadêmica de Engenharia de Alimentos da FACFAN, Marcio Figueiredo Vargas - do Laboratório de Físico-Química de Alimentos da UFMS e Janir Gonçalves Leite e Lucas de Souza Santos representantes da Secretaria Municipal de Produção.


› FONTE: AGECOM