Saúde de Aquidauana realiza atividades com alunos e professores nas escolas
Publicado em 10/06/2022
Editoria: Saúde
A equipe da Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento (SESAU) está realizando um trabalho educativo nas escolas voltado a uma vida mais saudável e com mais saúde, como parte das ações do Programa Saúde na Escola (PSE).
Para o ciclo de 2022, com o retorno das aulas presenciais, as equipes de saúde de Aquidauana realizam atividades no âmbito escolar, com a presença dos alunos e professores, trabalhando temas como: ação de prevenção à Covid-19; ações de combate ao Aedes Aegypti; alimentação saudável; e prevenção de violência e promoção da cultura da paz.
As ações serão desenvolvidas no decorrer de todo esse ano, com planejamento pedagógico junto à escola. Nas últimas semanas, algumas unidades escolares já receberam as equipes durante o mês de maio, inclusive, escolas localizadas na região pantaneira, como Escola Pantaneira Joaquim Alves Ribeiro e Escola Pantaneira Santana, na região do Taboco.
Conforme programação da Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento, foram pactuadas 38 escolas municipais e estaduais em Aquidauana, para o ciclo vigente 2021/2022.
Em 2021, esse trabalho foi realizado remotamente, devido a suspensão das aulas presenciais. As equipes de Saúde juntamente com a equipe das escolas disparavam atividades de forma remota para os alunos sobre temas preconizados pelo programa. E, assim, em recente visita da equipe Estadual de monitoramento o município recebeu elogio por ter atingido as metas do programa, mesmo em frente às dificuldades do ensino remoto.
O PSE é uma iniciativa intersetorial dos Ministérios da Saúde e da Educação que tem a finalidade de contribuir para o pleno desenvolvimento dos estudantes da rede pública de ensino da educação básica, por meio da articulação entre os profissionais de saúde da Atenção Primária e dos profissionais da educação.
O PSE foi instituído em 5 de dezembro de 2007 pelo Decreto n° 6.286 e, atualmente, regulamentado pela Portaria Interministerial nº 1.055 de 25 de abril de 2017.
Dessa forma, as políticas de saúde e educação voltadas às crianças, adolescentes, jovens e adultos da educação básica pública brasileira se unem para promover saúde e educação integral, fortalecendo as ações de enfrentamento de vulnerabilidades, ampliando o acesso aos serviços de saúde e contribuindo para a melhoria da qualidade de vida dos estudantes brasileiros.
O PSE é, portanto, uma estratégia de integração permanente da Saúde e Educação para o desenvolvimento da cidadania e da qualificação das políticas públicas brasileiras.
As ações do PSE devem estar inseridas no projeto pedagógico da escola, levando-se em consideração o respeito à competência político-executiva dos estados e municípios, à diversidade sociocultural das diferentes regiões do País e à autonomia dos educadores e das equipes pedagógicas.
Assim, o PSE busca promover a integração das diretrizes da Saúde e da Educação para melhoria da qualidade de vida dos estudantes brasileiros e da comunidade onde estão inseridos.
O Programa possui adesão bienal, ou seja, terá um ciclo de 2 anos de vigência. Isso significa que o município pactua um determinado número de escolas, estudantes e ações a serem realizadas por um período de 2 anos. Ao final de cada ano do ciclo, a gestão federal informa o balanço do monitoramento realizado a partir das informações registradas, enviadas e validadas no Sistema de Informação em Saúde para a Atenção Básica (SISAB).
› FONTE: AGECOM