Através de Moção de Pesar, Valter Neves lamenta morte de Delinha
Publicado em 24/06/2022
Editoria: Cidade
O vereador Valter Neves dentro das formalidades legais e regimentais apresentou Moção de Pesar a ser encaminhada aos familiares de Delanira Pereira Gonçalves, a cantora Delinha pelo seu falecimento ocorrido em Campo Grande.
Em sua justificativa, o vereador Valter Neves explicou que Delanira Pereira Gonçalves, a cantora Delinha, de 85 anos, faleceu na quinta-feira da semana passada, dia 16, em Campo Grande, vítima de pneumonia. “Grande cantora, Delinha ficou conhecida carinhosamente como a "Dama do Rasqueado" pelo talento nos palcos que arrastava multidões para os bailes”.
Delinha era referência na música sertaneja no Mato Grosso e no Mato Grosso do Sul. A chamamezeira que nasceu em Vista Alegre, distrito de Maracaju, em 7 de setembro de 1936,conheceu Délio, seu companheiro de mais de 50 anos por causa da música. Segundo Valter Neves os dois se casaram em 1958 e ficaram conhecidos como o “casal de onças do Mato Grosso”.
Délio e Delinha gravaram 19 LP&39;s, 2 Compactos, discos 78 rotações, 4 CDs e 2 DVDs, sendo a dupla de artistas sul-mato-grossenses com a maior discografia da história do Estado com 32 títulos.
Délio e Delinha realizavam programa sertanejo ao vivo na Rádio Difusora de Aquidauana, no início dos anos 70, ainda no passeio Estevão Alves Correa, hoje Restaurante O Casarão.
Os shows aconteciam nas quartas e sextas-feiras. Valter Neves acrescentou ainda que a dupla gravou a música “Saudade de Aquidauana”, uma relíquia musical que orgulha os cidadãos aquidauanenses. “Seu falecimento entristece profundamente sua família, amigos, a cultura e a história do Estado. Sua música serviu de inspiração para inúmeros artistas que hoje se encontram consolidados. O céu recebe Delinha nossa eterna Dama do Rasqueado”, finalizou.
Através da Moção de Pesar apresentada pelo vereador Valter Neves e aprovada por unanimidade dos vereadores presentes na Sessão Legislativa, é manifestado profundo sentimento pelo seu falecimento, desejando que Deus dê consolo aos seus familiares.
› FONTE: Ascom CMA