Portal de Aquidauana

Seja bem vindo,

Cotação
Aquidauana

Faltam medicamentos essenciais para atendimento básico em Aquidauana

Publicado em 04/07/2022 Editoria: Saúde


A FARMÁCIA MUNICIPAL DE AQUIDAUANA INFORMA A TODOS OS CIDADÃOS QUE:
 
- A rede de saúde municipal tem enfrentado muitos problemas com o desabastecimento de insumos, materiais e medicamentos. Faltam medicamentos essenciais para o atendimento básico.
 
- Os reflexos da crise causada pela pandemia da covid-19, a guerra entre a Rússia e a Ucrânia e a alta demanda por medicamentos nesta época do ano são alguns dos motivos que levaram ao desabastecimento de medicamentos e tem a ver com um problema de desabastecimento que vem afetando todo o país desde o início de 2022.
 
- Em um período em que os casos de síndromes respiratórias aumentaram exponencialmente junto a um novo surto de covid-19, a falta desses medicamentos, preocupa médicos, pacientes e o gestor público.
 
- O que explica o desabastecimento no país é a falta de insumo farmacêutico ativo (IFA), o principal ingrediente de um remédio. O Brasil produz apenas 5% do IFA utilizado no território nacional. O restante é importado, sendo 68% proveniente da China. Além disso, também dependemos da importação para conseguir outros incipientes medicamentosos  e materiais para a embalagem, como blister, tinta, frascos e conta-gotas.
 
- Enquanto a situação segue sem uma solução definitiva, a Secretaria Municipal de Saúde de Aquidauana vem buscar alternativas, através da compra Emergencial por Dispensa de Licitação, para tentar solucionar a falta de medicamentos que são essenciais para a saúde dos pacientes usuários do SUS e não colocar em risco a saúde pública.
 


› FONTE: Agecom