Portal de Aquidauana

Seja bem vindo,

Cotação
Aquidauana

Cirurgias do programa ‘Opera MS’ são realizadas no Hospital de Aquidauana

Publicado em 05/07/2022 Editoria: Saúde


Em dezembro de 2021, o Governo de Mato Grosso do Sul lançou uma nova etapa da Caravana da Saúde. Nessa nova fase, foi investido nos projetos “Opera MS” e “Examina MS”, com meta de atender 70 mil procedimentos. Diferentemente da primeira edição, os pacientes estão sendo atendidos em unidades hospitalares e clínicas médicas de todo o Estado. 
 
E nossa Unidade Hospitalar fez a adesão, e desde janeiro deste ano está ajudando a desafogar a fila de espera por procedimentos cirúrgicos eletivos e ambulatoriais de média e alta complexidade, zerando as demandas reprimidas em algumas especialidades devido a paralização das cirurgias por conta da pandemia, não afetando nossos atendimentos de Urgência e Emergência.
 
A Central de Regulação da Secretaria Municipal de Saúde de  cada município realiza a triagem dos pacientes para esse programa.
 
Essa busca ativa está sendo feita por intermédio de contato telefônico e pessoalmente, por meio dos agentes comunitários de saúde das cidades e vem para nosso Hospital através do sistema de regulação de vaga. É importante que todos aqueles que aguardam uma cirurgia mantenham as informações pessoais atualizadas.
 
O programa Opera MS oferta aqui no Hospital Regional de Aquidauana as cirurgias de colecistectomia, cirurgia de incontinência urinária vaginal, hernioplastias (umbilical, epigástrica, incisional, inguinal/bilateral, inguinal/unilateral), histerectomia total, prostatectomia suprica, colpoperineoplastia anterior e posterior, tenolise, retirada de placa e parafuso, facoemulsificação com implante de lente intraocular e fechamento de enterostomia.
 
Foto publicada nesta matéria registra uma cirurgia de hernioplastia realizada pelo médico-cirurgião André Rueda e equipe, em um paciente de 78 anos, morador de Bandeirantes-MS.
 


› FONTE: Assessoria