Horta em asilo de Aquidauana vai oferecer alimentação saudável aos idosos
Publicado em 13/07/2022
Editoria: Cidade
Um sonho de horta que se torna realidade no Asilo São Francisco em Aquidauana
O Asilo São Francisco de Aquidauana, em atividade há quase 50 anos de excelentes serviços prestados aos idosos, vem se renovando a todo momento e, nos últimos anos, busca formas para autossuficiência na produção de verduras, legumes e frutas para inserir na alimentação diária dos idosos residentes no asilo.
E o sonho de ter uma horta própria no asilo, tornou-se realidade! A idealização é do projeto da horta foi elaborado pelo voluntário e engenheiro agrônomo César Bulhões Martins, que recebeu o apoio da assistente social e coordenadora do asilo, Maristela Soares do Prado Leite e demais membros da diretoria da entidade.
O projeto ganhou o nome de “Sonho de Horta no Asilo”, pois não é simplesmente produzir horta, é sim um sonho integrar a alimentação saudável, a diversificação alimentar, o trabalho, o estudo, a interação social, ganhos financeiros, o respeito aos idosos e a busca constante por fazer o bem.
Para a horta ser montada, o asilo necessitava de aporte financeiro. Maristela e César apresentaram o projeto da horta ao prefeito Odilon Ribeiro, aos representantes da Pastoral da Criança e à então secretária de Produção na época, Naiara Nogueira e Paula Polini (atual secretária).
Por sua vez, o prefeito Odilon anunciou que a prefeitura através da Secretaria de Produção apoiaria o projeto da horta, viabilizando o apoio financeiro para a instalação da horta, como tem sido feito.
"Não temos como não apoiar uma iniciativa tão louvável como essa. Nosso asilo pode contar com a nossa gestão, somos parceiros sempre", afirmou o prefeito Odilon, que junto com a primeira-dama Maria Eliza e secretários municipais estiveram na semana passada fazendo uma visita ao asilo e conferiram de perto como anda o projeto da horta.
A coordenação do Asilo São Francisco então, como parte do projeto, fez uma seleção de famílias em estado de vulnerabilidade residentes nas proximidades do asilo, para que estas pudessem auxiliar na horta. Com isso, garantiria além da oferta diária de alimentos isentos de agrotóxicos e fresquinhos aos idosos, condições para que as famílias melhorassem sua alimentação, com diversificação alimentar e, principalmente, para a geração de renda.
Com o apoio da Pastoral da Criança e da Igreja Evangélica Voz de Deus, foi realizado esse trabalho de seleção e mobilização das famílias para que, aos fins de semana, o agrônomo César Bulhões realizasse a formação técnica destes futuros horticultores.
A ajuda da população foi fundamental para o início da atividade, comerciantes, amigos, desconhecidos, todos ajudaram quando ouviam e se identificavam com a causa. “As pessoas são muito boas, coisas incríveis acontecem no dia a dia, elas querem ajudar, o Mundo é muito mais bonito do que pintam por aí”, destaca César Bulhões.
Por parte da prefeitura, as Secretarias de Serviços Urbanos e Produção tem auxiliado no trabalho da horta, com a formação dos canteiros, poda de árvores, limpeza da área externa tornando o ambiente muito agradável e propício para o desenvolvimento das atividades.
Ao longo dos últimos meses, assim que os trabalhos na horta se intensificaram no dia a dia, a AGRAER de Aquidauana também entrou como parceira, prestando assistência técnica às famílias e responde pelo incremento na produção das hortaliças.
O projeto da horta também conta com profissionais da saúde que já prestam serviço ao asilo, que podem trabalhar a “Terapia Hortícola” com os idosos, promovendo um enfrentamento a doenças como ansiedade e depressão.
“Essa terapia na horta ajuda muito nossos idosos, promove o fortalecimento muscular dos idosos a partir da lida diária com a terra, afofar o solo de forma leve, plantar, colher, fazendo com que se sintam mais úteis por ser responsáveis pelos cuidados com as hortinhas”, explicou a coordenadora Maristela Prado.
PRIMEIRAS COLHEITAS
A diretoria do Asilo São Francisco convida toda a população para conferir a partir do dia 18 de julho, as primeiras colheitas da horta. “Venham visitar o asilo, venham comprar as verduras fresquinhas e, assim, ajudar as pessoas. Este convite é aberto a toda a comunidade que quiser ajudar de alguma forma o asilo”, conclamou Maristela Prado.
APOIOS IMPORTANTES
O sonho da horta do Asilo foi possível também graças a ajuda de pessoas da comunidade e empresas, dentre eles, por exemplo, Senhor Menino, comerciante de material de construção em frente ao Parque de Exposições, emprestou seu caminhão e combustível para buscar o adubo orgânico; Sr. Linhares ajudou com a água de irrigação; Sr. Bakargi emprestou a carretinha para transportar postes; Sr. Zé Henrique, comerciante estrada Pequi, doou adubo orgânico; Empresa Areeiro Saara doou brita para espaço kids; Empresa Bogado doou calcário; Produtor rural Moisés doou calcário; Gráfica Mastra e RGA doaram tenda para comercialização das hortaliças; Lions Clube de Aquidauana e o Ministério da Agricultura doaram sementes; Empresa Cedrão doou ripas de cerca; Empresa 2 M Solos ajudou com a análise do solo; além de outros voluntários.
Outra parceria importante neste projeto é a da professora Márcia Franco, fundadora da Sala Diz Tudo, que se prontificou a ministrar aulas gratuitas aos jovens que fazem parte das famílias selecionadas, com foco total para a prova do ENEM.
Às crianças, um espaço kids está sendo formado para que estas possam ficar em segurança enquanto não estão nas escolas, brincando longe de eletrônicos enquanto seus pais trabalham na horta. Até mesmo de forma lúdica, podem ajudar seus pais aprendendo a lidar com horta e valorizando desde cedo o trabalho.
› FONTE: Agecom