Portal de Aquidauana

Seja bem vindo,

Cotação
Aquidauana

IBGE| Começa o Censo e prefeito de Aquidauana pede apoio da população

Publicado em 04/08/2022 Editoria: Cidade


A coleta do Censo Demográfico 2022 começou esta semana nos 5.570 municípios do país. Os recenseadores do IBGE visitarão 89 milhões de endereços sendo 75 milhões de domicílios. A estimativa é de que sejam contadas cerca de 215 milhões de pessoas.
 
Nesta quarta-feira, 03, a primeira entrevista oficial do município de Aquidauana aconteceu com o prefeito Odilon Ribeiro, que recebeu em seu gabinete a coordenadora do Censo em MS -Sely Batista Cavalcante e a agente censitária municipal - Luana de Brito Nunes.  Também estavam presentes, os vereadores Anderson Meireles, Éverton Romero e Clériton Alvarenga e o ex-vice-prefeito Vanildo Neves.
 
O prefeito Odilon destacou que o Censo 2022 vem para mudar a história dos municípios, para mostrar a realidade atual de cada cidade, da população e para ajudar a atualizar os dados para o Governo Federal, Estadual e Municipal, com informações que são importantes para as políticas públicas.
 
"Nós, prefeitos de todo o MS, junto com a Assomasul, estamos apoiando o trabalho das equipes do IBGE, pois há 12 anos os municípios não tem seus dados atualizados no censo. Ou seja, com tudo desatualizado há tanto tempo, atrapalha os municípios a buscarem recursos e projetos, pois o Censo é um raio-x, um panorama importante considerado para documentação e registro em todo pais. Pedimos para a população que recebam bem os recenseadores e respondam o questionário, pois cada cidadão participando ajuda e muito a nossa cidade", explicou o prefeito Odilon. 
 
Em Aquidauana, os recenseadores estarão numa equipe de 35 profissionais visitando os domicílios da zona urbana, rural, assentamentos, quilombola e aldeias. Ao todo no Brasil, são 452.246 setores censitários urbanos e rurais, 5.972 localidades quilombolas, 624 terras indígenas, 11.400 aglomerados subnormais e 5.778 grupamentos indígenas.
 
Serão aplicados dois tipos de questionário: o básico, com 26 quesitos, leva em torno de 5 minutos para ser respondido. Já o questionário ampliado, com 77 perguntas e respondido por cerca de 11% dos domicílios, leva cerca de 16 minutos. 
 
Além das visitas presenciais, o cidadão pode também participar do Censo, respondendo ao questionário por telefone e pela internet. Ao responder ao Censo, o IBGE não solicita que o cidadão assine qualquer tipo de documento, ou seja, tudo é apenas na base de perguntas e respostas sem colher assinatura. 
 
Importante informar que, os recenseadores estarão sempre uniformizados, com o colete do IBGE, boné do Censo, crachá de identificação com QR Code e o aparelho Móvel de Coleta (DMC). Qualquer dúvida sobre o Censo em Aquidauana, a população pode se informar na Agência do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística de Aquidauana que fica localizado na rua Roberto Scaff, 749, bairro Alto, telefone: 3241- 9571.
 
 
A resposta mais simples é que o Censo é a única maneira de saber quem e quantos somos, não só no país como um todo, mas em cada localidade. Além de contar as pessoas, o Censo traz informações sobre características das famílias, migrações, religião, saúde, características étnicas e raciais, deficiências físicas, natalidade, renda, trabalho, condições de moradia e deslocamento das pessoas para estudar ou trabalhar.
 
Na prática, por exemplo, é a partir dos dados do Censo que o governo federal distribui os recursos dos Fundos de Participação de Estados e Municípios (FPM) e o Supremo Tribunal Eleitoral determina quantos deputados cada Estado deve ter. É a partir destes dados, que se pode estimar o número de pessoas que dependem de auxílio financeiro do governo em cada localidade, e quanto os Estados e municípios precisam investir em saúde, educação, transporte e obras sanitárias.
 


› FONTE: Agecom