Pelo 2º ano consecutivo, PROLER acontece em Aquidauana
Publicado em 17/08/2022
Editoria: Cidade
Nesta quarta-feira (17) está acontecendo o Circuito PROLER em Aquidauana, com oficina e contação de estórias
Este circuito tem como objetivo a formação de leitores promovendo condições de acesso a práticas de leitura e literatura, dentro e fora da escola. O evento é uma realização da Prefeitura de Aquidauana por meio Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (SECTUR) e Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS).
A oficina foi ministrada por Mara Calvis pela manhã no auditório da SEMED, com o tema: “A Literatura de MS com vida”, contando com a presença de Katia Motti, secretária adjunta de cidadania e cultura do Estado, Youssef Saliba - secretário de cultura e turismo de Aquidauana, Wilsandra Béda - secretária municipal de educação, Melly Senna - coordenadora das bibliotecas públicas do Estado e Ana Cipro - coordenadora da biblioteca municipal.
Na oficina foi apresentada as 11 obras sobre o Mato Grosso do Sul. Os projetos e temáticas de cada um, que é feito pelo Estado, tanto para a Educação Infantil, assim como para os adultos.
“Tanto a escola quanto a família fazendo a leitura para a criança vai poder também adquirir conhecimentos novos”, afirma Mara.
Em sua fala, Youssef Saliba ressaltou a importância do PROLER e de tê-lo novamente em Aquidauana. “É muito prazeroso trazer novamente o PROLER, é um empenho de toda a equipe de dentro da biblioteca. Um benefício pra todos nós, para as crianças, para a cultura e para a educação”, explicou.
Já Wilsandra Beda afirmou que a alfabetização e a leitura tornam as pessoas melhores. “A biblioteca vem para somar com a secretaria de Educação e formar leitores, escritores Aquidauanenses. A alfabetização torna as pessoas melhores, pessoas mais sensíveis enquanto seres humanos”, comentou.
Ainda pela manhã, Edu Brincante encantou as crianças do CMEI Ênio de Castro Cabral com um espetáculo lúdico, a partir de uma pesquisa das narrativas que fazem parte do imaginário popular.
O artista utilizando uma linguagem própria para a criação de suas produções, unindo, de forma harmônica, as brincadeiras, cantigas, contos tradicionais, os mitos e lendas. A apresentação será de forma virtual e presencial nas escolas municipais de Aquidauana.
Dando continuação, nesta tarde de quarta-feira, Edu Brincante estará no CMA Emília Nogueira divertindo a criançada.
› FONTE: Agecom