Portal de Aquidauana

Seja bem vindo,

Cotação
Aquidauana

Emoção e homenagens marcam celebração dos 105 anos da Santa Casa de CG

Publicado em 18/08/2022 Editoria: Saúde


Funcionários e personalidades que fizeram parte da história da instituição receberam medalhas, certificados e diplomas
 
No dia 17 agosto, é celebrado os 105 anos de fundação da Associação Beneficente Santa Casa de Campo Grande - ABCG, que em mais de um século de história, se tornou um patrimônio da cidade e um hospital referência em Mato Grosso do Sul, com objetivo de salvar vidas diariamente.
 
E para comemorar esses anos de acolhimento, atendimento, humanização, amor e solidariedade, um evento muito especial foi realizado durante a noite desta quarta-feira. A cerimônia foi transmitida pela página oficial do Facebook da Santa Casa, para que funcionários e telespectadores pudessem acompanhar cada detalhe da programação.
 
A abertura da solenidade iniciou-se com os agradecimentos as autoridades presentes e em seguida contou com a bênção de Deus, direcionado pelo capelão do hospital, Padre Marcelo Tenório de Almeida. Já a banda da Polícia Militar de Campo Grande (PMCG) executou o hino nacional sob a regência do Maestro Subtenente, João Adriano Nascimento.
 
Na sequência, o presidente da Santa Casa de Campo Grande, Heitor Rodrigues Freire, deixou sua mensagem ressaltando “que hoje é um dia muito importante, pois comemoramos a criação de uma instituição que foi criada sobre a égide do amor ao próximo, essa é a casa de Deus”.
 
Um dos valores reforçados diariamente dentro da Santa Casa, principalmente entre os funcionários, é o sentimento de pertença, pois permite que os grupos desenvolvam a afinidade e respeito pela Instituição. De forma voluntária, o cantor Luiz Felipe Teixeira, apresentou a música “Esperança” de autoria de Laura Pausini, com a participação do músico Luiz Carlos Cartilho nos teclados e do maestro Eduardo Martinelli na viola de 7 cordas.
 
Neste ano, o tema escolhido para o vídeo foi “Retrospectiva”. Partindo deste princípio, durante o evento, foi transmitido um vídeo institucional narrado pelo presidente da Santa Casa, contando a história da Instituição e a perspectiva histórica de todos os ex-presidentes e suas benfeitorias.
 
O material incluiu também quatro depoimentos em homenagem ao hospital, que foram feitos pelos ex-presidentes Sinval Martins, Elias Dib, Esacheu Nascimento e Heber Xavier. Um momento único para todos conhecerem a história da Associação Beneficente Santa Casa de Campo Grande – ABCG, que sempre agregou valores sociais e a busca constante de um atendimento de excelência, a fim de proporcionar aos pacientes tratamentos com dignidade e sucesso, com técnicas e ações que promovem a qualidade das relações entre hospital e ser humano.
 
Em seguida, para ressaltar a importância dos funcionários que trabalham no hospital e que também já vivenciaram muitos momentos de dificuldades e tantos outros de glória na instituição, foi ofertada pela diretoria corporativa da ABCG Santa Casa, a Ordem do Mérito Funcional, na categoria “Diamante”, com o objetivo reconhecer e premiar profissionais pelo tempo de casa.
 
Foram homenageados com o diploma da Ordem do Mérito Funcional, na categoria “Diamante” e a medalha do centenário da ABCG, os seguintes funcionários: Lamartine dos Santos Rosa, dr. Nery Godoy e Alfredo Mendes. E como parte da homenagem aos funcionários agraciados com a ordem de mérito funcional, o coral da Santa Casa, sob a regência do maestro Theófilo Rafael, e com a participação do músico Luiz Carlos Cartilho nos teclados e do maestro Eduardo Martinelli na viola de 7 cordas, cantou a música “Tocando em Frente”, de autoria de Almir Sater e Renato Teixeira.
 
Após a apresentação, a drª Nobuco Higuchi foi convidada a receber o Certificado de Benemérita de 2022. A homenagem é um ato de reconhecimento e como forma de prestigiar foi entregue o diploma, para a ex-funcionária que atuou na Instituição como administrada, sempre dentro do princípio da ética e da honestidade. “É uma honra receber essa homenagem, é com gratidão que agradeço todos que fizeram parte dessa história comigo, e digo que foi muito merecido esse reconhecimento, pois dei o meu melhor durante o meu tempo que aqui estive”, disse.
 
E para encerrar o evento, o barítono Santiago Villalba, filho do conselheiro da ABCG, Marcos Alceu Villalba, interpretou uma das músicas mais emblemáticas do século XX, “Alelluia” com o acompanhamento do coral da Instituição.
 
Estavam presentes na cerimônia, pela Santa Casa, os associados da ABCG, membros do Conselho de Administração, do Conselho Fiscal, diretores executivos, técnico e clínico e superintendente.
 


› FONTE: Por Ascom Santa Casa