Aquidauana foi sede do 1º Jogos Pestalozziano de Mato Grosso do Sul
Publicado em 20/08/2022
Editoria: Esporte
Foi realizado na noite de quarta-feira (17), no poliesportivo de Aquidauana, a abertura dos 1º Jogos Estaduais do Movimento Pestalozziano de Mato Grosso do Sul, que terminou ontem,, 19 de agosto. O evento faz parte das festividades dos 130 anos de fundação de Aquidauana.
As modalidades em disputas são futsal, tênis de mesa e atletismo masculino e feminino. Participam da competição Pestalozzis de Aquidauana, Campo Grande, Dourados e Terenos.
Os jogos estaduais são classificatórios para os jogos nacionais das Associações Pestalozzi, e visa a inclusão e socialização dos atletas com deficiência, marcando gerações e fazendo nascer amizades e construindo uma grande história do esporte paralímpico de Mato Grosso do Sul.
A realização dos jogos em Aquidauana é da Associação Pestalozzi de Aquidauana, Federação Estadual das Associações Pestalozzi de MS em parceria com a Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul (Fundesporte) e Fundação de Esportes de Aquidauana (FEMA).
Os jogos tem por finalidade estimular a participação dos estudantes em atividades esportivas nas instituições de ensino publicas e privadas e promover a ampla mobilização da juventude estudantil em torno do esporte, revelar novos talentos, despertar nas crianças e adolescentes o desejo pela pratica esportiva como fonte de lazer e de vida saudável.
A abertura dos jogos foi emocionante, tivemos o desfile das delegações participantes ao som da música Carruagem de Fogo, o acendimento da Pira Olímpica que foi feito pelo paratleta da Pestalozzi de Aquidauana Marcelo dos Santos Feitosa, juramento do atleta feita pela aluna da Escola Especializada Mundo Feliz Maria Eduarda Dias Barbosa. Em seguida, o professor de educação física e coordenador geral dos jogos Lazaro Antonio Sena declarou aberto os 1º Jogos Pestalozziano de MS.
E para finalizar a cerimonia de abertura tivemos a apresentação cultural com a professora Roseli Silva, o senhor Luiz e a estudante Maria Sebastiana que fizeram apresentação de uma dança de chamamé. Depois foi realizado o primeiro jogo da competição entre Pestalozzi de Aquidauana que venceu por 6 a 3, a Pestalozzi de Campo Grande.
A cerimonia de abertura contou com a presença da senhora Tatiane Scaff que no ato representou o senhor Nelson Scaff presidente da Associação Pestalozzi de Aquidauana, a representante da Federação das Associações Pestalozzi de Mato Grosso do Sul- Silvia de Souza Campos, a coordenadora geral da Pestalozzi de Aquidauana- Fatima Mitue Midoguti Joia, o auto defensor -Ismael Utino, representando a Câmara de Vereadores - vereador Cleriton Alvarenga, presidente da Fundação de Esportes de Aquidauana(FEMA), professor Welington Moresco (que no ato representou o prefeito Odilon Ribeiro), secretários municipais Ernandes Peixoto (Finanças) e Ronaldo Ângelo de Almeida (Planejamento).
Ao se pronunciar, Tatiane Scaff fez uma alusão ao trabalho feito pela sua mãe. “Hoje, aqui estamos colhendo os frutos do que minha mãe dona Marisa Scaff plantou lá atras, e isso só foi possível com o trabalho de todos os professores e funcionários da Pestalozzi de Aquidauana com apoio da prefeitura, do Governo Estadual e de todos os parceiros envolvidos. Muito se fala em inclusão e aqui, hoje, o que nós estamos fazendo é a inclusão, porque estamos dando oportunidades para essas pessoas viverem o coletivo no esporte”, afirmou Tatiane.
Em nome da câmara de vereadores falou o vereador Cleriton Alvarenga. “Nós tivemos uma conversa sobre a realização desses jogos e, agora estamos aqui vivenciando esta realidade com apoio da Prefeitura e a FEMA. Em nome dos 13 vereadores somos parceiros da Pestalozzi e estamos sempre a disposição para apoiar ações de qualidade e que venham de encontro aos interesses da nossa comunidade”, destacou o vereador.
Finalizando as falas, o professor e diretor da FEMA, Welington Moresco falou da importância da competição em Aquidauana. “Trabalhamos juntos para a realização dos jogos em nossa cidade, recebemos todo apoio da prefeitura, da Fundesporte/MS e demais parceiros e em conjunto com a Pestalozzi vamos realizar um grande campeonato para os nossos paratletas, porque esporte é saúde, esporte é alegria, esporte é vida, sejam todos bem vindos a Aquidauana”, finalizou Moresco presidente da FEMA.
Também apoiam a realização dos jogos o 7º Batalhão de Polícia Militar, 9º Batalhão de Engenharia e Combate, 1º subgrupamento do Corpo de Bombeiros, Secretaria de Assistência Social de Aquidauana, Sanesul, imprensa e professores, funcionários e colaboradores da Associação Pestalozzi de Aquidauana.
› FONTE: Agecom