Portal de Aquidauana

Seja bem vindo,

Cotação
Aquidauana

Cultura, Turismo e Educação lamentam morte de Carlinhos Cabral

Publicado em 20/08/2022 Editoria: Arte e Cultura


Aquidauana amanheceu enlutada ontem, sexta-feira (19) com a confirmação da morte do artista plástico, carnavalesco e servidor público municipal Carlos Cabral. Ele teria sofrido um infarto, tendo sido socorrido e encaminhado ao Pronto Socorro do Hospital Regional Estádio Muniz onde veio a óbito.
 
Ainda na segunda-feira (15), Carlinhos Cabral foi presença marcante no Desfile Cívico Escolar e Militar em comemoração aos 130 anos de fundação do município de Aquidauana. “Lá estava ele com toda sua alegria e amor à arte, a cultura e a educação”.
 
Carlos Cabral foi Secretário de turismo de Miranda, Diretor do Departamento de Cultura da Prefeitura de Aquidauana na gestão Tico Ribeiro e diretor da Agência de Comunicação na gestão do ex-prefeito Fauzi Suleiman, entre outras funções exercidas ao longo de sua vida.
 
A Escola Caic foi extensão de sua casa e após a inauguração do Centro Municipal de Educação Infantil Ênio Cabral, convidado a trabalhar no local cujo nome homenageia seu pai, ele não pensou duas vezes para abraçar essa missão. “Luiz Carlos Cabral partiu para a eternidade nos deixando um legado artístico e cultural”.
 
O corpo de Carlos Cabral foi velado na Capela da Pax Vida (Dourado) e o sepultamento ocorreu no final da tarde de ontem no Cemitério Municipal de Aquidauana.
 
Em sua página na rede social, o prefeito de Aquidauana Odilon Ribeiro destacou a despedida de um dos mais talentosos artistas plásticos que a cidade já teve. Ele fez história no jornalismo e na cultura, com seus textos pontuais, opinativos e informativos. Nas suas obras, telas cheias de vida, cores e expressões. 
 
Carlinhos estava atuando no CMEI Ênio Cabral, creche inaugurado em 2019 cujo nome homenageia o pai dele. “Na 2ª feira ele passou por nós em frente ao palanque, todo sorridente, desfilando em homenagem a nossa cidade. Quem diria que seria o seu último desfile para cidade”, enfatizou Odilon Ribeiro.
 
Carlinhos Cabral deixa um legado de arte, cultura, jornalismo, amizades e boas lembranças para todos que puderam conviver com ele. “Aos familiares e amigos, manifestamos nossos profundos sentimentos e que Jesus possa confortá-los! Descanse em paz, Carlinhos”.
 
A Prefeitura de Aquidauana também emitiu uma nota de pesar com o seguinte teor: É com o coração consternado de emoção que os servidores públicos municipais e secretários lamentam o falecimento de Luiz Carlos Leite Cabral, que exerceu importantes cargos no Poder Executivo Municipal, tais como, jornalista e assessor de imprensa da AGECOM, Diretor de Cultura de Aquidauana, oportunidade em que alavancou o nome da cidade no cenário nacional.
 
Carlinhos Cabral era uma pessoa muito inteligente e suas palavras sempre tinham fundamento. Ficará a lembrança dele tão feliz na Formação em Serviço da SEMED e também na última segunda-feira, 15 de agosto, quando ele tão alegre participou do Desfile Cívico, Escolar e Militar alusivo ao aniversário de Aquidauana.
 
A impressão que fica é a de que ele, todo sorridente, se despedia de todos, acenando e segurando a faixa do CMEI Prof Ênio de Castro Cabral, local em que exercia a função de Assistente de Direção. Que o Espírito Santo de Deus dê força e consolo aos familiares e amigos neste momento de dor! Descanse em paz.
 
O ex-prefeito Fauzi Suleiman lamentou a morte do companheiro de MDB e de jornada Luiz Carlos Cabral (Carlinhos). “Tive a honra de contar com sua colaboração em minha gestão como diretor presidente da Fundação de Cultura e posteriormente da Agecom. Professor, jornalista, artista plástico e servidor público municipal. Aquidauana perde um de seus melhores filhos. Dia de muita tristeza”, escreveu.
 
Diversas outras manifestações de dor e pesar foram publicadas em rede social, desde o momento em que o falecimento da Carlinhos Cabral foi confirmado.
 
 
Carlinhos Cabral na solenidade de inauguração do Centro Municipal de Educação Infantil Ênio Cabral