Exercício de guerra da Força Aérea desperta curiosidade em Aquidauana
Publicado em 21/08/2022
Editoria: Cidade
Ao longo desta semana, o AEROIN mostrou que a Força Aérea Brasileira (FAB) deu início, na terça-feira, 16 de agosto, a um grande exercício de guerra no país, o Exercício Conjunto (EXCON) Tápio 2022, que está sendo realizado na Base Aérea de Campo Grande (BACG), no Mato Grosso do Sul, com cerca de 30 aeronaves de mais de 16 Unidades Aéreas e participação da Guarda Nacional Americana de Nova York e de Idaho.
E enquanto a grande operação de treinamento ocorria, as condições meteorológicas do final desta semana inicial do Tápio reservaram a entrada de uma forte Frente Fria, trazendo muita chuva. Diante disso, a Força Aérea preparou um material especial sobre a influência meteorológica em uma operação como essa.
Segundo a FAB, historicamente, a meteorologia já foi decisiva em muitos cenários de conflitos. Foi na Primeira Guerra Mundial que essa ferramenta passou a ser considerada como estratégia militar, e as previsões do tempo a serem tidas como informações secretas. Na época, foram suspensas as transmissões de previsões por rádio e a sua publicação em jornais.
A meteorologia tem um papel fundamental no planejamento de uma operação de guerra. No Exercício Conjunto Tápio 2022, o Centro Meteorológico Militar (CMM) proporciona às tripulações aprontos meteorológicos das áreas de operação. Uma equipe de meteorologistas fica alocada no CMM para fornecer as informações meteorológicas atualizadas. Além disso, disponibiliza briefings diários e atualizados de hora em hora.
Entre as tarefas de responsabilidade da equipe no exercício estão: fornecer informações meteorológicas atualizadas da área em que as aeronaves irão executar a missão; condições meteorológicas previstas para o aeródromo base e alternativas, quando no regresso; vento nos níveis a serem voados (FL050, FL100, FL180, FL300 e FL390); previsão de formação de gelo e turbulências que afetem as operações e prognósticos para as próximas 24 e 48 horas.
As mudanças das condições do tempo em Campo Grande (MS), onde acontece o Exercício, têm influenciado nas estratégias da guerra simulada. Mas, tudo colabora com o adestramento dos militares para as possíveis situações reais. Afinal, não é possível controlar o tempo, mas com informações precisas pode-se tirar vantagens das condições climáticas no cenário de guerra.
“Em um exercício desse porte, a meteorologia é fundamental. Qualquer mudança do tempo influencia na dinâmica do exercício, os pacotes que estavam planejados para sair, não saem, atrasam, e tudo isso requer um novo planejamento, ou seja, a meteorologia impacta diretamente na ação”, destaca o Capitão Especialista em Meteorologia Vicente Batista Rangel, que é o previsor meteorológico do Centro Integrado de Meteorologia Aeronáutica (CIMAER), escalado para o EXCON Tápio 2022.
Em Aquidauana e Anastácio...
A população tem relatado o baruho dos aviões que sobrevoam a região. Alguns estranham a movimentação. No entanto se trata apenas de treinamento.
Movimento de aviões e helicópteros em Aquidauna e Anstácio tem despertado a curiosidade da população... a maioria dos movimentos ocorre no periodo noturno...
Por exemplo na região do Residencial Cristo Rei em Anastácio muita gente se assustou com a movimentação. Isso decorre em razão dessa operação da FAB que vai até dia 03 de setembro. Em Aquidauana muitas pessoas saem de casa no periodo noturno para verificar o movimento no céu da cidade.