Saúde de Aquidauana lança vídeo e campanha sobre a amamentação
Publicado em 24/08/2022
Editoria: Saúde
O mês de agosto é conhecido como Agosto Dourado por simbolizar a luta pelo incentivo à amamentação – a cor dourada está relacionada ao padrão "ouro" de qualidade do leite materno.
Pensando nisso, a Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento (SESAU) lançou um vídeo demonstrando a importância da amamentação para os bebês e o trabalho que vem sendo desenvolvido pelas equipes nas unidades municipais de saúde.
A coordenadora do programa da Saúde da Criança, Naína Rivero, juntamente com a coordenadora do Sistema de Vigilância Alimentar, Úrsula Coelho e a coordenadora da Saúde da Mulher, Laura Peixoto, desenvolveram a campanha “Amamenta Mamãe”.
Essa campanha visa fortalecer e intensificar ações sobre o aleitamento materno, através de orientação às futuras mamães, para que elas possam amamentar os bebes exclusivamente até o 6º mês de vida, e complementarmente até os dois anos de idade.
A campanha vem ao encontro do projeto “Bem Nascer MS”, que tem como objetivo reduzir a incidência de morte materna e infantil, promovendo um pré-natal de alta qualidade.
A Secretaria de Saúde e Saneamento de Aquidauana, por meio da equipe da Estratégia Saúde da Família (ESF), com apoio da Agência de Comunicação (AGECOM), realizou o acompanhamento do pré-natal de quatro gestantes de baixo risco (uma ainda em acompanhamento), no qual as gestantes foram acompanhadas desde a adesão ao pré-natal até o momento pós-parto, onde a mãe te aquele primeiro contato com o bebê e são verificadas as dificuldades em relação ao aleitamento materno.
Durante todo o pré-natal, além das orientações de rotina, foi fortalecida a importância do aleitamento materno, trazendo os benefícios que a amamentação traz tanto a mãe quanto ao bebê. Os principais benefícios incluem: um alimento que fornece uma nutrição completa ao bebe até o sexto mês de vida, diminui o risco de alergias, não tem custo algum, previne a criança de diversas doenças, auxilia na formação de dentes e da fala, auxilia a mãe a voltar ao peso normal mais rápido, pode prevenir câncer de mama e de ovário, além do vínculo afetivo, que une mãe e bebê.
Com o apoio da Secretaria de Assistência Social, que colaborou com a confecção de kits bebê, a primeira-dama Maria Eliza Ribeiro, madrinha do projeto Bem Nascer em Aquidauana, juntamente com a secretária de Saúde, Claudia Franco Fernandes, realizaram a entrega desses kits para as gestantes que fizeram parte do projeto.
No vídeo estão participam as gestantes Gleice Rodrigues Roda (ESF Célia Vaz), Ana Paula Ramos Rodrigues (ESF José Vória) e Mayara de Lima Salvador e Jolinne Amarula Cacho da Silva (ESF João Jorge Carneiro) e as enfermeiras participantes: Laura Dias, Brenda Benites e Janaína Toledo.
› FONTE: Agecom