Aquidauana: Central de Ambulância roda cerca de 23 mil km e atende 500 pessoas por semana
Publicado em 25/08/2022
Editoria: Cidade
Vocês conseguem imaginar quantos quilômetros e a quantidade de pacientes a Central de Transportes da Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento (SESAU) de Aquidauana transporta todos os dias ou semanalmente? Quantas vidas dependem da agilidade e presteza do trabalho dessa equipe que cuida do transporte dos pacientes?
A Central da Transportes da Prefeitura de Aquidauana, chamada por todos de Central de Ambulância é responsável pelo atendimento no transporte de pacientes dentro da cidade e nos distritos de Aquidauana. Também transportam os pacientes para exames e tratamentos médicos nos municípios do Mato Grosso do Sul e, inclusive, fora do Estado.
Para se ter uma noção da logística em transporte de pacientes que a Prefeitura de Aquidauana através da SESAU mantém, semanalmente, os motoristas e veículos da Central de Ambulâncias percorrem cerca de 23 mil quilômetros. Em média, são cerca de 560 pacientes transportados semanalmente em ambulâncias, carros e no ônibus da Central de Ambulância de Aquidauana, dentro do município e viagens intermunicipais.
Esta semana, a coordenação geral da Central de Ambulâncias reuniu todos os servidores do setor para uma reunião de trabalho e de prestação de contas, mostrando quanto é importante, significativo e grandioso o trabalho de cada motorista que ajuda a socorrer um paciente, a levar um cidadão para a consulta médica ou um exame que ele tanto precisa.
Atualmente, a Central de Ambulância da SESAU é composta por 45 motoristas, sendo 02 mulheres e 43 homens, 01 servidor ASG e 01 servidora na recepção. A Central de Ambulâncias tem sede na Rua Luiz Costa Gomes, ao lado do ESF da Estevão.
Com os investimentos e recursos direcionados na gestão do prefeito Odilon Ribeiro, de 2017 até agora 2022, a Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento (SESAU) conseguiu estruturar melhor a Central de Ambulâncias, colocando à disposição dos cidadãos 06 ambulâncias, 02 ambulâncias semi-UTI, 01 ambulância UTI, 04 carros e mais 01 ônibus para o transporte diário dos pacientes.
Além disso, a Central de Ambulâncias também é responsável pelo controle de mais 43 veículos da Saúde Municipal, distribuídos para atender as unidades de saúde (ESFs), hospitais públicos, equipes de atendimento domiciliar da SESAU e atendimento aos pacientes acamados na zona urbana, rural, distritos e aldeias de Aquidauana.
Afrânio Alves Botelho, assessor especial de Transporte e Frotas, explicou que o trabalho desse setor não depende só de se ter pessoas e veículos, mas, sim de ter uma “equipe de funcionários treinados e capacitados para dar o melhor atendimentos aos pacientes do município”.
Afrânio Alves Botelho destacou também que o serviço dos motoristas ganha mais destaque e se fortalece quando se tem veículos adequados e bons para aguentar o trabalho que é feito pela central, citando, o quanto foi pontual e necessária a chegada dos 10 novos carros e 1 ambulância semi-uti, no mês de junho, entregues pelo prefeito Odilon para a SESAU.
“A Saúde de Aquidauana tem se fortalecido nos últimos anos, com o trabalho que vem sendo feito pelo prefeito Odilon, a secretária Cláudia e sua equipe de gestão. Tenho 15 anos de serviço público no município e há 02 anos na administração da central, nunca tínhamos recebido uma frota de carros novos tão significativa como essa que estamos recebendo”, completou Afrânio.
A frota atual da Central de Transportes da Saúde de Aquidauana é composta por ambulâncias sanitárias para transporte de urgência e emergência de pacientes até o pronto socorro do Hospital Regional Estácio Muniz e transporte de alta do hospital de pacientes acamados ou debilitados para exames e tratamento em municípios do Estado (Campo Grande, Dourados, Coxim, Ponta Porã, Paranaíba, entre outros) e fora de Mato Grosso do Sul.
Os veículos são muito utilizados para o transporte diário de pacientes para hemodiálise no hospital da cidade e hospitais de Campo Grande, para sessões de fisioterapia no CEM de Aquidauana e muitos outros serviços da saúde pública municipal.
“Sempre fizemos o nosso melhor nas condições que tínhamos ao longo dos anos, agora, com novos veículos, iremos fazer ainda melhor e com melhores condições. A nossa central de ambulância e transporte atende a população aquidauanense 24 horas e isso acontece porque nós da equipe, o prefeito e gestão da Saúde entendem a vida e a saúde dos cidadãos vem em primeiro lugar”, destacou Afrânio Botelho.
Para finalizar, o chefe da Central de Ambulância, Afrânio Botelho, junto com seus coordenadores Silvio Susumo Nomura e Enrique de Melo Albuquerque, fizeram um agradecimento a toda a equipe da central pelo trabalho prestado, empenho e dedicação que diariamente eles dedicam na missão de transportar os pacientes e ao prefeito Odilon Ribeiro e secretária Cláudia Souza pela confiança depositada na equipe da central.
› FONTE: Agecom