Portal de Aquidauana

Seja bem vindo,

Cotação
Aquidauana

Saúde de Aquidauana alerta e orienta população sobre a varíola do macaco

Publicado em 06/09/2022 Editoria: Saúde


A Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento de Aquidauana informa que, desde que a varíola chegou ao Mato Grosso do Sul, apenas no final de agosto, Aquidauana registrou a presença do vírus ativo.
 
Até o momento, Aquidauana registrou somente 02 casos positivos de varíola do macaco laboratorialmente confirmados e 4 pessoas com caso provável pois apresentaram sintomas e residem no mesmo endereço de 1 dos positivos laboratorialmente. Os pacientes que ficaram positivos já cumpriram o isolamento domiciliar e receberam a alta médica.
 
Nesta terça-feira, 06, a SESAU confirma que em Aquidauana há 2 pessoas em investigação, pois tiveram sintomas e aguardam em isolamento e em tratamento domiciliar o resultado dos exames.
 
Importante informar que, para o exame, a equipe local da SESAU faz a coleta e envia para a Secretaria de Estado de Saúde em Campo Grande, que encaminha para o laboratório no Estado do Rio de Janeiro, onde é feito o exame de monkeypox. O resultado leva de 10 a 15 dias para ser liberado e informado ao paciente se ele está ou não positivo de varíola.
 
Conforme acompanhamento médico feito pela equipe da SESAU, os pacientes aquidauanenses tiveram sintomas leves, apresentaram lesões na pele semelhantes a varicela (catapora) e cumpriram isolamento domiciliar e estão todos de alta médica. 
Os sintomas mais comuns da varíola, ou também chamada de “monkeypox”, são: erupção cutânea ou lesões de pele; febre; dores no corpo; dor de cabeça e de garganta; calafrio e fraqueza. 
 
A Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento de Aquidauana orienta a população aquidauanense para que se alguém sentir algum sintoma suspeito que possa ser compatível com a varíola, também conhecida como monkeypox, procure a Estratégia de Saúde da Família (ESF), mais próxima da sua casa, para fazer uma avaliação médica e lá receberá as orientações para o exame e tratamento adequados. 
 
Ao chegar no posto de saúde, informe se você teve contato próximo com alguém com suspeita ou confirmação da doença. Se estiver suspeito ou positivo de varíola, deve ficar isolado e evitar o contato próximo com outras pessoas, até que as bolhas e feridas desapareçam do corpo.
 
FORMAS DE TRANSMISSÃO: a transmissão ocorre no contato com as lesões, secreção respiratória e em objetos compartilhados com as pessoas que estão com a doença.
 
PREVENÇÃO - A maneira mais segura de se prevenir contra a varíola é evitar o contato direto com pessoas contaminadas, lavar as mãos com água e sabão e recomenda-se o uso de máscara de proteção cobrindo nariz e boca.
 


› FONTE: AGECOM