Portal de Aquidauana

Seja bem vindo,

Cotação
Aquidauana

Em MS, mais de 70% do saldo de empregos é sustentado pelas micro e pequenas empresas

Publicado em 09/09/2022 Editoria: Região


De acordo com o último estudo realizado pelo Sebrae tendo por base os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), as micro e pequenas empresas (MPE) sustentaram o saldo de empregos formais no mês de julho. Em Mato Grosso do Sul, entre demissões e contratações, o resultado foi de 3.934 vagas e deste total, os pequenos negócios foram responsáveis por 73%, com 2.868 empregos. 
 
O saldo de empregos no mês de julho no estado considera ainda o saldo de 752 empregos pelas médias e grandes empresas (MGE) e o fechamento, na administração pública, de um posto de trabalho. Para o diretor superintendente em exercício do Sebrae/MS, Tito Estanqueiro, os dados são o reflexo da força e do potencial das micro e pequenas empresas em Mato Grosso do Sul e ele reforça o compromisso da instituição com esses negócios. 
 
“As micro e pequenas empresas têm representado, no Mato Grosso do Sul, mais de 70% dos empregos. Isso se deve à retomada econômica pela qual estamos passando, considerando, ainda, que a economia sul-mato-grossense é alavancada pelo agronegócio. Sendo assim, a área rural gera renda para as cidades e essa circulação de recursos reflete no crescimento dos pequenos negócios e na contratação de funcionários”, analisou o diretor. 
 
No saldo acumulado de janeiro a julho de 2022, foram gerados 34.232 postos de trabalho em MS. Deste total, os pequenos negócios também foram responsáveis por 73% dos empregos, com um saldo de 25.023 vagas. No mesmo período, o resultado nas médias e grandes empresas foi de 7.631 oportunidades e na administração pública, 40.
 
Ainda nesse período, os setores que apresentaram maior saldo de emprego pelos pequenos negócios foram Serviços (11.488); Construção (4.599); Comércio (3.812); Agropecuária (2.936) e Indústria de Transformação (1.995).
 
O estudo completo contém ainda dados em nível nacional, e pode ser conferido no Data Sebrae. Mais informações aos empreendedores pela Central de Relacionamento do Sebrae, no número 0800 570 0800.


› FONTE: Jornalismo Sebrae MS