Portal de Aquidauana

Seja bem vindo,

Cotação
Aquidauana

Saúde em ação no combate ao Aedes Aegypti em Aquidauana

Publicado em 14/09/2022 Editoria: Cidade


Aquidauana continua com nível de infestação baixa do Aedes aegypti
 
A Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento de Aquidauana (SESAU) por meio da Coordenação Municipal de Controle de Vetores, concluiu esta semana mais um relatório do LIRAa (Levantamento de índice rápido do Aedes aegypti).
 
Este é um método que permite o conhecimento de forma rápida, por amostragem, da quantidade de imóveis com a presença de recipientes com larvas de Aedes aegypti, mosquito transmissor da Dengue, Chikungunya e Zika.
 
De acordo com os resultados das amostras coletadas para o LIRAa, o município de Aquidauana está com o índice de infestação abaixo de 1%, o que é o preconizado pelo Ministério da Saúde como resultado positivo. Lembrando que as amostras coletadas, são todas do vetor Aedes aegypti.
 
Aquidauana tem 170 casos notificados e desde janeiro, computa 19 casos confirmados de dengue e 02 de Zika Vírus. Nestas notificações, foram feitos serviços de bloqueio químico, para eliminar o vetor Aedes.
 
Os trabalhos de visitas domiciliares com orientação aos moradores, eliminação ou tratamento de depósitos, continuam sendo feitos diariamente pela equipe de Controle de Vetores de Aquidauana, bem como, palestras nas escolas e Estratégias de Saúde da Família (ESF).
 
De acordo com Sebastião Marques, coordenador municipal do Controle de Vetores, Aquidauana está em um nível satisfatório, porém em alerta. “Queremos continuar contando com a ajuda da sociedade aquidauanense, para isso algumas medidas simples nos ajudam e muito. Dentre elas, por exemplo: manter sempre tampado todo e qualquer recipiente que contenha água, limpar as calhas periodicamente, limpar o bebedouro do seu pet com esponja e manter o quintal sempre limpo”, afirmou o coordenador Sebastião.
 
Conforme o extrato do LIRAa, no período de 05 a 09 de setembro, foram visitados em Aquidauana mais de 2 mil domicílios, sendo que os bairros Alto e Santa Terezinha foram os que apresentaram maior número de focos do Aedes.
 
SERVIÇO - Qualquer dúvida ou para solicitar os serviços da equipe de Controle de Vetores, os cidadãos de Aquidauana podem ligar para 3240-1400 ramal 1579.
 
 


› FONTE: Agecom