Curso de Direito da UEMS em Aquidauana terá 50 vagas e vestibular fim do ano
Publicado em 15/09/2022
Editoria: Cidade
O prefeito Odilon Ribeiro recebeu na tarde dessa quarta-feira (14), o Prof. Drº Laercio Alves de Carvalho - reitor da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), acompanhado do assessor jurídico da UEMS -Wander Aguiar, Prof. Drº Ricardo Guilherme Correa Silva - que será o coordenador do curso de Direito em Aquidauana-, o gerente do campus de Aquidauana, Prof. Drº Elói Panachuki e o futuro gerente da UEMS de Aquidauana Prof. Dr. Tiago Junior Pasquetti.
Na reunião foram tratados detalhes sobre a parceria da Prefeitura de Aquidauana com a UEMS, para implantar o tão sonhado curso de Direito em Aquidauana. Já foi definido na reunião entre a prefeitura e a UEMS, que o início das aulas do curso de Direito será em fevereiro de 2023.
Ao receber esta notícia, o prefeito Odilon ficou emocionado e entusiasmado. “Este curso é um grande sonho meu e da minha equipe! Sempre me coloquei à disposição para que Aquidauana tivesse este curso e público. Já tinha estudado outras parcerias para trazer este curso para o município e não deram certo. Agora, estamos vendo o sonho se realizar!”, disse o prefeito.
Segundo pontuou o prefeito Odilon, “Aquidauana tem uma quantidade de alunos muito significativa que viajam de ônibus para Campo Grande, para estudar e, muitos outros, que vem das cidades vizinhas e aldeias para Aquidauana e agora terão outro curso à disposição. “Vamos mudar essa realidade, os acadêmicos vão estudar aqui onde moram e perto dos seus familiares”, afirmou o prefeito Odilon Ribeiro.
Conforme enfatizou o reitor Dr. Laércio, o curso de Direito em Aquidauana já foi aprovado no Conselho Superior da UEMS e já tem a data prevista para o vestibular, que é o dia 17 de dezembro de 2022 e o início das aulas está previsto para a segunda quinzena de fevereiro de 2023.
Nesta reunião também foi feita as tratativas finais para a realização dos convênios de cooperação entre a prefeitura e a universidade estadual. Também participaram o da reunião o procurador jurídico de Aquidauana – Dr. Héber Seba e o secretário municipal de Finanças – Ernandes Peixoto.
O curso de Direito da UEMS em Aquidauana terá 50 vagas, que serão preenchidas da seguinte forma: 50% das vagas destinadas para quem fizer o ENEM/SISU e os outros 50% para quem optar em fazer o vestibular. Também será feito um processo seletivo para quem tem formação em direito e tiver interesse em ministrar aulas para o complemento do quadro de professores da UEMS nesse curso.
A abertura do Curso de Direito na UEMS é fruto de uma parceria da Prefeitura de Aquidauana com o Governo do Estado e a Reitoria da UEMS e, também, tem o apoio da Câmara Municipal de Aquidauana, na qual todos os vereadores “abraçaram” a luta e somaram forças com a Administração Municipal na busca pela autorização e convênio para abertura do curso.
› FONTE: AGECOM