Portal de Aquidauana

Seja bem vindo,

Cotação
Aquidauana

Negócios pantaneiros ganham selo para contribuir na valorização de produtos

Publicado em 15/09/2022 Editoria: Região


Foto divulgação

Foto divulgação

Made in Pantanal foi criado pelo Sebrae/MS como estratégia para identificar origem e favorecer no valor agregado
 
Empresas e produtos com ligação direta com o Pantanal estão carregados de histórias, tradições e acabam sendo únicos por estarem envolvidos em uma área rica em diversidade e com forte ligações com a natureza e com um jeito particular de se produzir. Para destacar e valorizar esses negócios e seus empreendedores, o Sebrae/MS desenvolveu o selo Made in Pantanal. Esse registro de procedência contribui diretamente para ressaltar a cultura do povo pantaneiro e se soma ao trabalho desses pequenos negócios para que haja desenvolvimento econômico sustentável no bioma.
 
O Made in Pantanal surgiu como uma estratégia de atuação dentro das ações desenvolvidas pelo Pró Pantanal – Programa de Apoio à Recuperação Econômica do Bioma Pantanal. O programa auxilia na recuperação econômica de negócios e foca nos municípios localizados dentro do bioma que foram muito atingidos pelos incêndios florestais de 2020 e 2021, somado aos entraves que a pandemia também gerou.
 
O diretor-superintendente em exercício do Sebrae/MS, Tito Estanqueiro, pontua que o Centro Sebrae Pantanal, inaugurado em 31 de agosto, dá suporte para os pequenos negócios localizados no bioma buscarem inovação e sustentabilidade. Ele destaca, ainda, que a localização geográfica de produtos que envolvem o Pantanal favorece ações para se agregar valor.
 
“Isso gera renda no território daquelas pessoas que são produtoras. Nós, do Sebrae e agora com o reposicionamento com o prédio do Centro Sebrae Pantanal, queremos fortalecer a marca de quem produz nessa região. Há um volume significativo de turistas que circulam no Pantanal, ainda tem os moradores locais. Queremos que as pessoas que compram os produtos desse território valorizem e saibam que são produtos únicos. O Pantanal é um grande ativo que temos”, analisa Tito Estanqueiro.
 
Para orientar os empresários interessados em participar dessa estratégia de reposicionamento do produto e de sua marca no mercado, o site do Made in Pantanal traz detalhes sobre o selo e possibilita um canal de comunicação para enviar informações e solicitar a inclusão do negócio.
 
A página do Made in Pantanal pode ser acessada neste link.
 
Atualmente, são 11 empresas que estão inseridas e aptas a comercializar com o selo: Associação das Mulheres do Assentamento Monjolinho (AMAM), que vendem farinha de bocaiúva; Angí Chocolates, que tem o chocolate 50% castanha de baru; Dibonito Cachaça, com a cachaça de guavira; Flores Comestíveis CG, que vende a geléia com flor de ipê rosa; PH Botica, que produz shampu e condicionador guavira; Sabor da Terra, com o palmito de guariroba; Fazenda Soul Leve, que produz o ghee de nata com cúrcuma; Tar&Tar, que oferece o creme pantaneiro; Vó Erminia Alimentos, produtora da farofa de pequi; Restaurante Pioneiro, que tem o milkshake de bocaiúva; e Mel Zen, produtora do mel florada silvestre orgânico. Dentro do site do selo é possível conferir onde dá para encontrar todos esses produtos.
 
Outras duas empreendedoras de Corumbá estão sendo habilitadas para receber o selo. Uma delas é a Queijos Canaã, de Maria Romilda Alves; e Edil Sabores do Pantanal, que fica na Comunidade Antônio Maria Coelho e a empreendedora responsável é Edeltrudes Correa de Oliveira. No caso de Maria Romilda Alves, além de ela poder trabalhar com o Made in Pantanal, a empresária recebeu reconhecimento estadual com a segunda colocação na categoria Produtora Rural do Prêmio Sebrae de Mulher de Negócios.
 
Pró Pantanal
 
O Pró Pantanal – Programa de Apoio à Recuperação Econômica do Bioma Pantanal tem atuação nos eixos do turismo, da economia criativa e do agronegócio existentes no Pantanal. O programa ainda tem apoio da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Federação das Associações Empresariais de Mato Grosso do Sul (FAEMS), Instituto do Meio Ambiente de MS (Imasul) e Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro).
 
Para obter mais informações sobre o programa Pró Pantanal e suas ações, fale com o Sebrae, pelo número 0800 570 0800. Visite o site oficial do programa clicando aqui.
 
 


› FONTE: Sebrae