Portal de Aquidauana

Seja bem vindo,

Cotação
Aquidauana

Roda de Conversa com Gestantes no Distrito de Cipolândia-Aquidauana

Publicado em 19/09/2022 Editoria: Saúde


A Prefeitura de Aquidauana, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e através do Centro de Referência de Assistência Social – CRAS I |Extensão Cipolândia, promoveu na última quinta-feira (15), uma roda de conversa com as gestantes do Projeto "Cegonha". 
 
O encontro realizado pelo psicólogo Porphirio Teixeira e a assistente social Natália Gonçalves teve como objetivo apresentar as experiências, exclusivamente, vivenciadas pelas mulheres, que é a gestação.
Na pauta do encontro, foi falado sobre as mudanças no organismo feminino desde a primeira semana de gestação e que continuam durante todo o período gestacional, o que ocasiona diversas e intensas transformações, como, por exemplo, uma constante e intensa mudança no corpo, sensibilidade e desconfortos, expressos por muitos sinais e sintomas que variam em cada mulher.
 
Essas mudanças não somente físicas, mas também psíquicas e sociais. O período gravídico-puerperal é a fase de maior incidência de transtornos psíquicos na mulher, necessitando de atenção especial para manter ou recuperar o seu bem-estar e prevenir dificuldades futuras para o bebê, sendo que a intensidade das alterações psicológicas variam conforme os fatores familiares, conjugais, sociais, culturais e da personalidade da gestante.
 
O acompanhamento psicológico que o CRAS do distrito de Cipolândia oferece às gestantes durante a gravidez, o parto e o puerpério, procura integrar suas vivências emocionais e corporais, bem como incluir o parceiro como apoio necessário em todo este processo.
 
Além disso, se faz necessário que, na fase de gestação, o psicólogo junto com a assistente social trabalhem as formas de ansiedade, medo, insegurança, história pessoal, os antecedentes ginecológicos e obstétricos, o momento histórico da gravidez, as características sociais, culturais e econômicas vigentes e qualidade da assistência, visando proporcionar à gestante um período satisfatório de bem-estar e de fortalecimento do vínculo mãe-feto.
 


› FONTE: Agecom