PMA realiza várias ações de educação ambiental com o Projeto Florestinha
Publicado em 20/09/2022
Editoria: Polícia
A Polícia Militar Ambiental de Mato Grosso do Sul sempre priorizou os trabalhos de Educação Ambiental. Só o Núcleo de Educação Ambiental e o Projeto Florestinha de Campo Grande já atenderam mais de 500 mil alunos na Capital e Interior, sem contar exposições educacionais, bem como estudantes e outras pessoas atendidas pelas 27 Subunidades.
Neste mês de setembro, que tem o dia 21, que é o dia Internacional da Árvore, o Batalhão de Polícia Militar Ambiental desenvolverá no Estado com o Projeto Florestinha de Campo Grande, Costa Rica e Amambai. Estão sendo realizadas principalmente palestras em escolas, exposições, plantio de mudas em parques, com discussões com a população sobre desmatamentos, educação ambiental no Bioparque Pantanal.
Os trabalhos começaram no dia 14 a 16 com o Projeto Florestinha de Campo Grande no município de Rio Verde de Mato Grosso (MS) quando foram atendidos de 930 alunos da rede pública e ensino e projetos sociais da cidade. Atividades desenvolvidas educativas ocorrem de forma lúdica, com Teatro de Fantoches sobre temas ambientais, exposição e palestras sobre cadeia alimentar com animais empalhados; oficina sobre importância da cobertura vegetal no equilíbrio ambiental, bem como para a proteção do solo e plantio de mudas nativas.
PROGRAMAÇÃO (Campo Grande)
Espaço Fauna Pantaneira (BIOPARQUE PANTANAL)
O Projeto Florestinha de Campo Grande está desde ontem (19), até manhã (21), no espaço Fauna Pantaneira, localizado no saguão principal do Bioparque Pantanal, com várias espécies de animais (taxidermizados). Neste espaço, as crianças do Projeto Florestinha e os Policiais da Capital realizam Educação Ambiental para alunos de escolas públicas e privadas, bem como outras pessoas que visitam o complexo, com destaque esta semana para a Flora, em razão do dia da Árvore.
O Projeto também apresentou no dia (20) o teatro de fantoche no Congresso Brasileiro de Arborização Urbana- CBAU-Mirim
Além disso, o Projeto Florestinha da Capital participará amanhã (21) às 10h00 de plantio de mudas no Parque dos Poderes, no local conhecido como Arco dos Ipês (ao lado da Secretaria de Educação).
No dia (22), as crianças do Projeto Educação Ambiental atenderão escolas de Bandeirantes, com previsão de atendimento de 800 alunos
COSTA RICA
O Projeto Florestinha de Costa Rica, em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente da cidade realizam também atividades de Educação Ambiental comemorativas às Semana da Árvore. São as seguintes:
· 19 a 22/09 - palestras em escolas municipais sobre a importância da vegetação nativa, distribuição e plantio de mudas nativas.
· 21/09 – A Polícia Militar Ambiental e os alunos do Projeto Florestinha farão plantio de árvores às margens do Rio Sucuriú;
Ainda serão divulgados áudios gravados por alunos do Projeto Florestinha nas rádios da cidade com temas ambientais, especialmente a Flora.
AMAMBAI
Em Amambai, desde o dia 15, até amanhã (21) dia da árvore, Policiais Ambientais e alunos do Projeto Florestinha estão doando à população mudas nativas do cerrado na praça central da cidade e arrecadando brinquedos para os alunos do Projeto Florestinha e de outros programas sociais da cidade, tendo em vista a proximidade do dia das crianças no mês de outubro.
› FONTE: PMA MS