Famílias do Limão Verde, Buritizinho e Córrego Seco ganham sementes
Publicado em 27/09/2022
Editoria: Cidade
Na tarde de ontem, 26, a Prefeitura de Aquidauana em parceria com a AGRAER realizou mais uma entrega de sementes de milho, feijão, melancia, maxixe e abóbora para as comunidades indígenas, desta vez, das aldeias Limão Verde, Buritizinho e Córrego Seco.
Essa entrega de sementes é uma das etapas do Programa de Auxílio à Comunidades Indígenas (Proacin), criado pelo Governo do Estado de MS. Os produtores indígenas ganharam sementes de feijão e duas variedades de milho, totalizando 1.740 kg de sementes. O Governo do Estado destinou R$ 263 mil reais e a Prefeitura de Aquidauana complementou com uma contrapartida.
Estiveram presentes na entrega, o prefeito Odilon Ribeiro, André Borges - diretor-presidente da Agraer, os caciques Antônio dos Santos (Limão Verde), Paulo Márcio (Córrego Seco) e Jaime Rafael (Buritizinho), as secretárias municipais Paula Polini (Produção) e Josilene Rodrigues (Assistência Social), Vera Golze - coordenadora regional da Agraer e Simone Corrêa – diretora da Agraer de Aquidauana.
O prefeito Odilon elencou os serviços e apoios que a prefeitura através da Secretaria Municipal de Produção tem feito para fomentar a produção da agricultura familiar, citando, a ajuda com assessoria técnica, maquinários e patrulhas agrícolas e o custeio mensal de mais de 3 mil litros de diesel para o trabalho no campo.
“Fizemos questão de trazer a equipe da AGRAER para conhecer de perto todos vocês e o plantio que vocês têm feito. Aqui, a agricultura familiar é forte, mas a gente tem buscado investir e ajudar, porque queremos ver ela ainda mais pujante, mais variedade de alimentos e as famílias aumentando sua renda e melhorando a qualidade de vida”, afirmou o prefeito Odilon Ribeiro.
Na entrega, o diretor-presidente da AGRAER, André Borges, agradeceu a parceria da Prefeitura de Aquidauana, parabenizou as famílias indígenas pelo trabalho que estão fazendo na agricultura, pontuou os investimentos que o Governo do Estado tem feito via AGRAER para fortalecer os pequenos produtores e destacou que “quando o prefeito é parceiro, trabalha em parceria com a comunidade, o sucesso é certo”.
“São mais de 1.900 toneladas de calcário, mais de 7.300 kg de sementes e recurso para manutenção do maquinário e compra de óleo diesel que o Governo do Estado via AGRAER disponibilizou para as aldeias de Aquidauana. A gente se empenha para que a agricultura familiar tenha o espaço e a força que merece e, por isso, que o Governo do Estado e a prefeitura tem esse comprometimento em trazer esses benefícios até as aldeias”, afirmou André Borges.
Os caciques das aldeias Limão Verde, Buritizinho e Córrego Seco também fizeram uso da palavra, falaram do trabalho que as famílias tem feito na lavoura e agradeceram à AGRAER, Governo do Estado e a Prefeitura de Aquidauana pela parceria.
“Desde o início do seu mandato, o prefeito tem ajudado as comunidades. Tudo que temos reivindicado ele nunca disse "não". Ele busca com o governo e os deputados meios para ajudar nossas aldeias. Na secretaria de Produção todas as vezes que pedimos maquinário e óleo diesel somos atendidos”, contou o cacique Antônio dos Santos, do Limão Verde.
Em sua fala, o cacique Jaime Rafael conclamou aos indígenas para que “façam um bom proveito das sementes que ganhamos, pois é através delas que vamos colocar alimento na nossa mesa e dinheiro dentro de casa”.
Já o cacique Paulo Márcio finalizou agradecendo o apoio do Governo do Estado e da prefeitura para o trabalho das famílias indígenas produtoras. “A gente está recebendo ajuda para desenvolver a nossa comunidade”, disse.
Ao final da entrega das sementes, o prefeito Odilon convidou o diretor-presidente da AGRAER e sua equipe para conhecer uma das áreas de plantação da Aldeia Buritizinho, acompanhado do cacique Jaime e lideranças indígenas.
› FONTE: AGECOM