Prefeitura e parceiros realizam mutirão de limpeza do Rio Aquidauana
Publicado em 28/09/2022
Editoria: Cidade
A Prefeitura de Aquidauana e o Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) realizaram no sábado (24), o projeto “Rio Aquidauana: conheça e preserve”, que consiste numa grande ação de conscientização e educação ambiental sobre a importância de respeitar, preservar e manter limpo o Rio Aquidauana.
Junto com a Prefeitura de Aquidauana participaram da ação a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil, as Secretarias Municipais de Cultura e Turismo (SECTUR), Administração (SEMAD) e Serviços Urbanos e Rurais (SEMSUR). A força-tarefa realizou a limpeza do rio Aquidauana no trecho do Pindó e nos pesqueiros localizados nesta área.
O IFMS/Campus de Aquidauana coordenou as ações junto com a SECTUR e Defesa Civil. Também apoiaram o projeto a Polícia Militar Ambiental (PMA), 1º Subgrupamento do Corpo de Bombeiros de Aquidauana, Associação de Pescadores de Anastácio- Colônia Z-18, 9º Batalhão de Engenharia e Combate “Carlos Camisão” e as universidades UEMS e UFMS de Aquidauana, Black Fish, Simasul, fazendas Fortuna e Santo Antônio e pesqueiros Pirapora e Toca da Onça.
O projeto “Rio Aquidauana: conheça e preserve” aconteceu em quatro etapas práticas: I) sensibilização das comunidades locais, pesqueiros, pescadores profissionais e amadores e famílias ribeirinhas, buscando conscientizar sobre a preservação e a importância de manter o rio Aquidauana limpo; II) visita aos pesqueiros e distribuição de sacos de lixos, doados pela prefeitura, para que os pesqueiros e pescadores colaborassem com a coleta de lixo às margens do rio; III) força-tarefa de limpeza do rio Aquidauana; IV) separação do lixo coletado para enviar a reciclagem.
De acordo com a organização do projeto, foram retirados dois caminhões de lixo, somente no trecho trabalhado. A coordenação do projeto informou também que esta ação deverá ser permanente para que haja a preservação e conservação do Meio Ambiente e do rio Aquidauana como um patrimônio natural do município.
O projeto visa também estender a ideia para a Secretaria Municipal de Educação como forma dos alunos e professores trabalharem e educação ambiental, preservando a fauna e flora da região.
› FONTE: Agecom