Portal de Aquidauana

Seja bem vindo,

Cotação
Aquidauana

Saúde de Aquidauana inicia atividades alusivas do “Outubro Rosa”

Publicado em 06/10/2022 Editoria: Saúde


A Prefeitura de Aquidauana por meio da Secretaria Municipal de Saúde está promovendo durante todo este mês de outubro várias atividades alusivas à campanha nacional de prevenção aos cânceres de mama e colo do útero, também conhecida como: “Outubro Rosa”.
 
Em todos as unidades de saúde da cidade e dos distritos haverá atividades para as mulheres e seus familiares, como, por exemplo, palestras, rodas de conversa e, também, exames preventivos para as mulheres.  
 
O objetivo da campanha é compartilhar informações sobre o câncer de mama promovendo a conscientização sobre as doenças, proporcionando maior acesso aos serviços de diagnóstico e aos exames e contribuindo para a redução da mortalidade.  
 
Ontem (03), a ação foi realizada no Supermercado Atlântico com a equipe ESF José Vória, e no ESF Cláudio Fernando Stella. Hoje (04), dando continuidade no ESF Cláudio Fernando Stella, os pacientes tiveram uma palestra com o enfermeiro Elton Leal, que explicou da importância do autoexame e de procurar o serviço de saúde, para avaliação das mulheres e dos homens.  
 
“Em todas as ESFs estamos fazendo uma conscientização e divulgação sobre o “Outubro Rosa”, fazendo uma busca ativa daqueles pacientes que tem dificuldade de ir até a unidade. O paciente que vem até a unidade pode estar divulgando em casa e para os vizinhos, para outras pessoas estarem procurando as ESFs e fazendo os exames preventivos”, afirmou Elton Leal.  
 
As ações da campanha estão sendo realizadas ao longo do mês de outubro, com orientações sobre a prevenção do câncer de mama; solicitação de exame de mamografia; realização de coleta para o exame preventivo (citopatológico colo de útero) e a realização de teste rápido de sífilis, HIV, Hepatite B e C.  
 
Amanhã, 05 de outubro as atividades do Outubro Rosa acontecerão na ESF José Vória e na ESF Izaura Baes; dia 06, na ESF São Pedro; já na semana que vem, no dia 14 de outubro, na ESF Taunay; dia 19, nas ESFs Pinheiro, São Francisco e Guanandy; dia 20, na ESF Nova Aquidauana e ESF Jam; no dia 21, nas ESFs Célia Vaz e Tiago Bogado, e pra finalizar, no dia 25, na Colônia Buriti, com a equipe da ESF Trindade, e na ESF Cipolândia.  
 
OUTUBRO ROSA O mês de outubro já é conhecido mundialmente como um mês marcado por ações afirmativas relacionadas à prevenção e diagnóstico precoce do Câncer de mama, celebrado anualmente desde os anos 90.   O que é câncer de mama? É uma doença resultante da multiplicação de células anormais da mama, que forma um tumor com potencial de invadir outros órgãos. Há vários tipos de câncer de mama. Alguns se desenvolvem rapidamente, e outros, não. A maioria dos casos tem boa resposta ao tratamento, principalmente quando diagnosticado e tratado no início.  
 
DICAS IMPORTANTES - Mulheres procurem a Estratégia de Saúde da Família (ESF) mais perto da sua casa; - Mulheres 40 a 49 anos deve realizar o exame clínico das mamas anualmente na ESF; - Mulheres 50 a 69 anos deve realizar exame clínico das mamas anualmente na ESF e fazer a mamografia a cada 2 anos; - Mulheres de 35 anos com histórico familiar, pelo menos um parente de primeiro grau (mãe, irmão ou filha), com diagnóstico de câncer de mama menor 50 anos de idade, câncer de mama bilateral e ovário; histórico familiar câncer de mama masculino; diagnóstico histopatológico de lesão mamária proliferativa com atípica ou neoplasia, devem fazer: exame clínico das mamas e a mamografia anualmente.  
 


› FONTE: Agecom