Portal de Aquidauana

Seja bem vindo,

Cotação
Aquidauana

Estratégia Saúde da Família intensifica atividades do “Outubro Rosa”

Publicado em 06/10/2022 Editoria: Saúde


Dando continuidade às programações do “Outubro Rosa”, nesta quarta-feira (05), aconteceu na ESF José Vória, no Bairro Santa Terezinha, uma roda de conversa com os pacientes, na qual a médica Larissa Costa e a enfermeira Brenda Benites estiveram explicando sobre a importância do autoexame e de sempre estarem fazendo exames preventivos.
 
O objetivo da campanha é compartilhar informações sobre o câncer de mama promovendo a conscientização sobre as doenças, proporcionando maior acesso aos serviços de diagnóstico e aos exames e contribuindo para a redução da mortalidade.  
 
Em todos as unidades de saúde da cidade e dos distritos haverá atividades para as mulheres e seus familiares, como, por exemplo, palestras, rodas de conversa e, também, exames preventivos para as mulheres.   As ações da campanha estão sendo realizadas ao longo do mês de outubro, com orientações sobre a prevenção do câncer de mama; solicitação de exame de mamografia; realização de coleta para o exame preventivo (citopatológico colo de útero) e a realização de teste rápido de sífilis, HIV, Hepatite B e C. 
 
No dia (05) ainda, na ESF Izaura Baes, os pacientes terão orientações de prevenção, exames e teste rápido, dentro da programação da campanha Outubro Rosa.
 
Ontem, 06 de outubro a programação foi na ESF São Pedro; já na semana que vem, no dia 14 de outubro, na ESF Taunay; dia 19, nas ESFs Pinheiro, São Francisco e Guanandy; dia 20, na ESF Nova Aquidauana e ESF Jam; no dia 21, nas ESFs Célia Vaz e Tiago Bogado, e pra finalizar, no dia 25, na Colônia Buriti, com a equipe da ESF Trindade, e na ESF Cipolândia.  
 


› FONTE: Agecom