Portal de Aquidauana

Seja bem vindo,

Cotação
Aquidauana

Curso em Aquidauana capacita mulheres na manipulação de alimentos

Publicado em 14/10/2022 Editoria: Cidade


Aconteceu no Distrito de Taunay em Aquidauana, o Curso Manipulação de Alimentos e Boas Práticas de Fabricação com Frutos Nativos do Cerrado e Pantanal. 
 
Participaram do curso  as mulheres da Associação Vukapanavo, da Aldeia Imbirussu e merendeiras da rede municipal de ensino das aldeias Bananal, Água Branca, Imbirussu e Limão Verde, que atuam nas escolas indígenas.
 
A ação de capacitação é fruto de parcerias entre a Prefeitura Municipal de Aquidauana por meio da Secretaria Municipal de Produção, Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição Escolar – CECANE/UFMS e Agraer.
 
No curso, que aconteceu no dia 08 de outubro, foram abordados os seguintes assuntos:
 
I - Doenças veiculadas por alimentos e BPF Portaria Nº 326 de 1997 – I - Princípios gerais higiênico-sanitários das matérias primas: Áreas inadequadas de produção, criação, extração, cultivo ou colheita, controle de prevenção da contaminação por lixo/sujidades, controle de água, controle de pragas ou doenças, colheita, produção; Métodos e procedimentos higiênicos, equipamentos e recipientes adequados, Remoção de matérias-primas impróprias, proteção contra a contaminação das matérias-primas e danos à saúde pública; Armazenamento no local de produção e transporte.
 
II - Condições higiênico-sanitárias dos estabelecimentos produtores/industrializadores de alimentos - Boas Práticas de Fabricação –BPF: Localização; Vias de acesso interno; Edifícios e instalações: vestiário, banheiro, abastecimento, ventilação etc.; Equipamentos e utensílios: materiais e design higiênico.
 
III – Requisitos de higiene na produção, no estabelecimento e procedimentos de operação, limpeza e conservação. 
 
IV - Higiene pessoal e requisito sanitário e RDC 275/2002 – 1 POPs: Capacitação em Higiene; Situação de saúde; Enfermidades contagiosas e Feridas; Higiene pessoal e Lavagem das mãos; Conduta pessoal e Supervisão: a responsabilidade
 
OUTRO CURSO
Já no dia 09/10, as mulheres da Associação Vukapanavó da Aldeia Imbirussu, participaram do Curso de Capacitação em Fabricação com Frutos Nativos do Cerrado e Pantanal e produção de geleias. Foram produzidas geleias de tamarindo, bocaiuvas e acerolas. 
No curso realizado foram abordadas questões da padronização das receitas, para que o produto tenha sempre a mesma característica de sabor e valor nutricional. Também foi trabalhado o aproveitamento das espécies nativas abundantes no local, para fins alimentícios na merenda escolar das escolas municipais indígenas.
 
O curso foi ministrado pelas professoras: Bióloga Rosane Bastos Socioambiental Serviços, Haideline Kuff Mertens  - mestranda PPG Saúde e Desenvolvimento Regional e acadêmica de nutrição da UFMS; Juliana Oliveira Biazon - tecnóloga em alimentos e pesquisadora dos frutos nativos do cerrado e pantanal da UFMS; Marcio Freitas - químico da UFMS. Representando a Secretaria Municipal de Produção, esteve a servidora Janir Gonçalves Leite.
 


› FONTE: Agecom