Portal de Aquidauana

Seja bem vindo,

Cotação
Aquidauana

Batalhão de Engenharia de Combate completa 80 anos em Aquidauana

Publicado em 14/10/2022 Editoria: Cidade


Na última sexta-feira (07), o prefeito Odilon Ribeiro participou da formatura em comemoração aos 80 anos de fundação do 9ºBatalhão de Engenharia de Combate - Batalhão Carlos Camisão (9º BE Cmb), em Aquidauana.
 
Ao lado do comandante da unidade militar, o tenente coronel Elbio Leandro Bráulio, do vice-prefeito de Anastácio - Láercio Valério e demais autoridades civis e militares, o prefeito Odilon Ribeiro participou da solenidade de entrega dos diplomas de Amigo do Batalhão e Medalha Marechal Machado Lopes. 
 
As honrarias foram entregues as personalidades que prestam relevantes serviços e contribuíram com a história e o trabalho do 9º BECmb, em Aquidauana.
 
 
HISTÓRIA
 
O 9º BE Cmb foi criado pelo Decreto nº 4.799, de 6 de outubro de 1942, e organizado no quartel do 1º Batalhão de Engenharia de Combate, na cidade do Rio de Janeiro. Seu primeiro comandante foi o capitão Francisco de Paula Gonzaga de Oliveira.
 
A unidade está sediada na cidade de Aquidauana - MS, foi incorporado à Força Expedicionária Brasileira, participou da II Guerra Mundial, tendo cooperado para o êxito da 1ª Divisão de Infantaria Expedicionária nas conquistas de Monte Castelo, Castelnuovo e  Montese.
 
O 9º BE Cmb foi distinguido com a Citação de Combate. A Bandeira Nacional da unidade recebeu a Cruz de Combate de 1ª classe com a Ordem do Mérito Militar. Ele é denominado “Carlos Camisão” em homenagem a esse chefe militar que esteve à frente das forças brasileiras na Retirada da Laguna, durante a Campanha da Tríplice Aliança.
 
O estandarte do 9º BE Cmb foi criado pelo Decreto nº 39.766, de 13 de agosto de 1956, e recebido na unidade em 19 de dezembro daquele ano. O Estandarte Histórico retrata, em suas cores e símbolos heráldicos, a participação heroica da única unidade de Engenharia do Exército Brasileiro que lutou na 2ª Grande Guerra.
 
Em 1956, o 9º Batalhão de Engenharia de Combate recebeu a designação histórica de “BATALHÃO CARLOS CAMISÃO", em homenagem ao ilustre Comandante de umas das colunas da histórica Retirada da Laguna na Guerra da Tríplice Aliança (1864 – 1870).
 
 
 


› FONTE: Agecom