Portal de Aquidauana

Seja bem vindo,

Cotação
Aquidauana

Servidores do SAMU de Aquidauana participam de capacitação

Publicado em 17/10/2022 Editoria: Saúde


O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU 192 de Aquidauana, por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde e Prefeitura Municipal, enviou à Campo Grande dois (2) técnicos de enfermagem para um curso de capacitação.
 
O curso PHTLS – “Prehospital Trauma Life Support” (Atendimento Pré-hospitalar ao Trauma), com carga horária de 20 horas, foi ministrado nos dias 15 e 16, sábado e domingo, na Core Help, em Campo Grande.
 
O curso ensina e reforça os princípios de avaliação rápida de um paciente vítima de trauma, com uma abordagem sistematizada, tratando primeiro os problemas identificados como ameaças à vida e reduzindo o tempo necessário para o transporte a um serviço médico. 
 
Com momentos teóricos e práticos, o curso simulou com extremo realismo o atendimento ao traumatizado, permitindo ao aluno o desenvolvimento da habilidade e da segurança para a atuação sob a pressão natural de um atendimento a uma vítima em estado crítico.
 
A capacitação foi feita pela NAEMT – National Association of Emergency Medical Technicians (Associação Nacional dos Técnicos de Emergências Médicas), com escopo internacional. 
 
Cenários Iniciais de Avaliação, Fisiologia da Vida e da Morte, Avaliação da Cena e Avaliação Primária Via Aérea, Respiração, Ventilação e Oxigenação, Circulação, Hemorragia e Choque, Cenários Interativos, Disfunção Neurológica e Considerações Especiais fizeram parte do conteúdo programático da capacitação. 
 
O SAMU 192 de Aquidauana atende, em média, 230 ocorrências por mês. São chamados de todos os pontos da cidade de Aquidauana e região dos mais diferentes casos. Atualmente, o SAMU de Aquidauana tem duas ambulâncias básicas, sendo um veículo 4x4, sendo esse último de reserva técnica e para difícil acesso doado pela parceria entre Câmara Municipal e Prefeitura Municipal de Aquidauana. 
 
A sede do SAMU fica localizado na Rua Oscar Trindade de Barros, s/n.  O SAMU em Aquidauana tem cerca de 17 funcionários: condutores, técnicos de enfermagem, enfermeiros, auxiliar administrativo e de serviços gerais, que trabalham no atendimento a casos de urgência e emergência e que envolvam riscos de morte.
 


› FONTE: Agecom