Vigilância em Saúde ganha novas instalações na Rua 27 de Julho, 1440 em Anastácio
Publicado em 07/05/2019
Editoria: Saúde
Os críticos acham que a Vigilância Sanitária por exemplo, é o bicho papão, e isso não é verdade, nós queremos proteger a população. O que as equipes tem encontrado de irregular em alguns comércios da nossa cidade é lamentável, casos de polícia.
Na manhã desta terça-feira, 07 de maio, o prefeito Nildo Alves de Albres, acompanhado da primeira-dama Cassia Albres e da secretária municipal de Saúde, Aline Cauneto, esteve hoje na nova sede da Vigilância em Saúde, em Anastácio. O local compõe a Vigilância Sanitária, Centro de Controle de Vetores, Centro de Controle de Zoonozes, Imunização, Vigilância Epidemiológica e também Vigilância do Óbito Materno, Infantil e Nascidos Vivos.
A Vigilância em Saúde é responsável por ações de vigilância, prevenção e controle de doenças transmissíveis, pela vigilância de fatores de risco para o desenvolvimento de doenças crônicas não transmissíveis, saúde ambiental e também pela análise de situação de saúde da população brasileira.
Dentro desse contexto, o Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Vigilância em Saúde, tem a função de coordenar programas de prevenção e controle de doenças transmissíveis de relevância nacional, como dengue, hepatites virais, leishmaniose, hanseníase, tuberculose, entre outras e do Programa Nacional de Imunizações (PNI); investigar surtos de doenças; gestão de sistemas de informação de mortalidade, agravos de notificação obrigatória e nascidos vivos, realização de inquéritos de fatores de risco, entre outras ações.
"Quero agradecer ao trabalho dos agentes de endemias, Anastácio é um dos sete municípios de Mato Grosso do Sul, que tem a menor incidência de dengue, com apenas um caso confirmado. Sabemos que o Estado vive uma epidemia, mas nossa cidade não faz parte desse cenário graças ao trabalho dos nossos agentes", pontuou a secretária municipal de Saúde.
O prefeito Nildo também parabenizou toda a equipe da Vigilância em Saúde, pelo eficiente trabalho desenvolvido no município e aproveitou a presença dos vereadores Eduardo Carpejani, Lincoln Pellicioni e Raphael Albuquerque para convidar os demais vereadores a conhecer pessoalmente o trabalho da equipe e ver a importância que o serviço tem para o bem-estar da população anastaciana.
"Os críticos acham que a Vigilância Sanitária por exemplo, é o bicho papão, e isso não é verdade, nós queremos proteger a população. O que as equipes tem encontrado de irregular em alguns comércios da nossa cidade é lamentável, casos de polícia. Então eu convido todos os vereadores para conversar com os técnicos, conhecer a legislação e os servidores, para ver o tamanho da equipe, o tamanho da estrutura e o trabalho que está sendo prestado, estamos cuidando da saúde pública de todo o município", mencionou Nildo.
O gestor municipal ainda reforçou que a população precisa ter consciência da importância do trabalho da Vigilância, pela preocupação do que se põe na mesa de sua família. "Eu compro no comércio local, assim como vocês, é um direito dos moradores e uma obrigação do município em preservar as condições mínimas de higiene, as condições das instalações e a qualidade do alimento que é vendido e que será consumido pela população".
A Vigilância em Saúde fica na Rua 27 de Julho, 1440 e o horário de funcionamento é das 7h00 às 13h00.
› FONTE: Assessoria