ESFs de Aquidauana estão empenhadas na campanha “Outubro Rosa”
Publicado em 21/10/2022
Editoria: Cidade
A Prefeitura de Aquidauana por meio da Secretaria Municipal de Saúde está promovendo durante todo este mês de outubro várias atividades alusivas à campanha nacional de prevenção aos cânceres de mama e colo do útero, também conhecida como: “Outubro Rosa”.
Em todas as unidades de saúde da cidade e dos distritos haverá atividades para as mulheres e seus familiares, como, por exemplo, palestras, rodas de conversa e, também, exames preventivos para as mulheres.
O objetivo da campanha é compartilhar informações sobre o câncer de mama promovendo a conscientização sobre as doenças, proporcionando maior acesso aos serviços de diagnóstico e aos exames e contribuindo para a redução da mortalidade.
Dia (19), a ESF Fábio Dutra dos Santos, na Vila Pinheiro, realizou uma palestra com a Dra Taline, onde foi explicado a importância da realização do auto exame, como forma de prevenção ao câncer de mama, além da conscientização da realização da mamografia de acordo com o preconizado pelo Ministério da Saúde. Foi realizado também coletas de preventivos, avaliação clínica das mamas e realização de teste rápidos de ISTs realizado pela Enfermeira Erika Martins.
Ontem (20), a ação foi realizada na ESF João André Madsen (JAM), na qual os pacientes tiveram orientações com a enfermeira Cristiane dos Santos, com o educador físico da equipe multidisciplinar Victor José Maia Lellis, assistiram a palestra sobre a importância da alimentação com a agente comunitária de saúde Sandra Regina da Silva Nogueira e puderam conferir o testemunho da paciente Neusa Iara Cabreira, falando sobre a importância de as mulheres cuidarem da saúde.
Na ESF JAM também foi realizada a atualização dos cadastros dos pacientes com os assistentes sociais da SESAU, Rosalina e Ícaro Dorna.
As ações da campanha de prevenção ao câncer nas mulheres, estão sendo realizadas ao longo do mês de outubro, com orientações dos profissionais de saúde para os pacientes, solicitação e realização de exames de mamografia, coleta para o exame preventivo (citopatológico colo de útero) e a realização de teste rápido de sífilis, HIV, Hepatite B e C.
› FONTE: Agecom