ESF Tiago Bogado em Aquidauana realiza palestra sobre o Outubro Rosa
Publicado em 25/10/2022
Editoria: Saúde
A Prefeitura de Aquidauana por meio da Secretaria Municipal de Saúde está promovendo durante todo este mês de outubro várias atividades alusivas à campanha nacional de prevenção aos cânceres de mama e colo do útero, também conhecida como: “Outubro Rosa”.
Dando continuidade as programações do “Outubro Rosa”, na sexta-feira (21), aconteceram na ESF Tiago Bogado, uma palestra para os pacientes, onde a psicóloga Gisele Packer, esteve abordando sobre a importância do autoexame, e o autocuidado, e de sempre estarem fazendo exames preventivos. O educador físico Mauricio falou sobre a importância de não ficar parado e ter uma rotina de exercício físico.
Em todas as unidades de saúde da cidade e dos distritos haverá atividades para as mulheres e seus familiares, como, por exemplo, palestras, rodas de conversa e, também, exames preventivos para as mulheres.
O objetivo da campanha é compartilhar informações sobre o câncer de mama promovendo a conscientização sobre as doenças, proporcionando maior acesso aos serviços de diagnóstico e aos exames e contribuindo para a redução da mortalidade.
OUTUBRO ROSA
O mês de outubro já é conhecido mundialmente como um mês marcado por ações afirmativas relacionadas à prevenção e diagnóstico precoce do Câncer de mama, celebrado anualmente desde os anos 90.
O que é câncer de mama? É uma doença resultante da multiplicação de células anormais da mama, que forma um tumor com potencial de invadir outros órgãos. Há vários tipos de câncer de mama. Alguns se desenvolvem rapidamente, e outros, não. A maioria dos casos tem boa resposta ao tratamento, principalmente quando diagnosticado e tratado no início.
DICAS IMPORTANTES
- Mulheres procurem a Estratégia de Saúde da Família (ESF) mais perto da sua casa;
- Mulheres 40 a 49 anos deve realizar o exame clínico das mamas anualmente na ESF;
- Mulheres 50 a 69 anos deve realizar exame clínico das mamas anualmente na ESF e fazer a mamografia a cada 2 anos;
- Mulheres de 35 anos com histórico familiar, pelo menos um parente de primeiro grau (mãe, irmão ou filha), com diagnóstico de câncer de mama menor 50 anos de idade, câncer de mama bilateral e ovário; histórico familiar câncer de mama masculino; diagnóstico histopatológico de lesão mamária proliferativa com atípica ou neoplasia, devem fazer: exame clínico das mamas e a mamografia anualmente.
› FONTE: Agecom