Portal de Aquidauana

Seja bem vindo,

Cotação
Aquidauana

População de MS elege no domingo o 11º governador de MS

Publicado em 29/10/2022 Editoria: Região


Neste domingo, 30 de outubro, 1.996.510 milhão de eleitores em Mato Grosso do Sul estão aptos a votar no 2º turno, em campanha histórica e acirrada. Eduardo Riedel (PSDB) e Capitão Contar (PRTB) disputam a preferência da população e o vencedor será o 11º governador eleito no Estado.
 
Qualquer que seja o vencedor ocupará pela primeira vez o governo de MS. Caso Eduardo Riedel seja eleito, será o terceiro mandato do PSDB no Estado, já que receberá a faixa de Reinaldo Azambuja, companheiro de partido e que deixa o cargo depois de dois mandatos.
 
Se Capitão Contar for o vencedor, será a 1º vez que o PRTB ocupa a função no Estado.
 
Criado por pela Lei Complementar nº 31, em 11 de outubro de 1977, Mato Grosso do Sul tem história recente na disputa eleitoral pelo governo do Estado.
 
No período da ditadura militar, o cargo em MS era indicado pelo Presidente da República, já que, entre 1966 e 1981, a população havia perdido o direito de eleger o governador. Em 1979, com a homologação do Estado, o primeiro gestor indicado foi Harry Amorim Costa, seguido de Marcelo Miranda e Pedro Pedrossian. Entre os dois primeiros, demitidos do cargo, o Presidente da Assembleia Legislativa, Londres Machado, chegou a ocupar a cadeira no Executivo.
 


› FONTE: Com informações Campo Grande News