Ação conjunta contra o Aedes aegypti é intensificada em Aquidauana
Publicado em 11/11/2022
Editoria: Saúde
A equipe da Coordenadoria Municipal de Controle de Vetores está realizando ações em bairros de Aquidauana, que apresentam maiores números de ocorrências de casos notificados de dengue no município.
O objetivo desse trabalho consiste em sensibilizar a população sobre os riscos das doenças que o mosquito Aedes aegypti pode transmitir e a importância da eliminação de focos e tratamento de depósitos com água.
Em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento, a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos e Rurais vem realizando limpeza em todos os bairros do município. Essa ação conjunta tem contribuído para o baixo resultado de notificações de casos de dengue.
Além disso, a equipe da Vigilância Sanitária vem realizando fiscalizações em terrenos e imóveis abandonados, que possam colocar em risco a saúde pública de acordo com a Lei 2557/2018.
Conforme Sebastião Marques, coordenado municipal de vetores, a população tem um papel importante no trabalho de combate à dengue. “A população é a nossa principal parceira nas atividades de combate ao mosquito Aedes aegypti, fazendo inspeção pós chuva em seus domicílios e, também, denunciando as situações que possam colocar em risco a saúde da sua família e todos ao seu redor”, afirmou Sebastião Marques.
Conforme dados da Coordenadoria Municipal de Controle de Vetores, sobre o perfil epidemiológico do município, as notificações dos casos de dengue por bairros a partir da semana epidemiológica 44/2022, aponta que os bairros: São Pedro, Alto, Área Central Urbana, Vila Popular, Serraria e Nova Aquidauana são os que estão com os maiores índices de casos registrados.
SERVIÇO: O Controle de Vetores de Aquidauana fica situado na Rua Roberto Scaff, esquina com a Rua Gabriel Ferreira, antigo Clube de Mães do Bairro Alto, telefone 3240-1400, ramal 1579.
› FONTE: AGECOM