Conferência dos Direitos da Criança e do Adolescente em Aquidauana
Publicado em 14/11/2022
Editoria: Cidade
A Secretaria de Assistência Social de Aquidauana e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente promoveram a 12ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, na última quarta-feira, 10, na Câmara de Aquidauana.
O tema central debatido no evento foi a “Situação dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes em tempo de Pandemia da Covid-19: violações e vulnerabilidades, ações necessárias para reparação e garantia de políticas de proteção integral, com respeito à diversidade”.
Presidindo o evento, o professor Emidio dos Santos Barbosa falou da importância da conferência: “momento oportuno para refletirmos e formularmos propostas de enfrentamento às consequências das violências contra crianças e adolescentes no período pandêmico”.
Atentos a leitura do Regimento Interno da Conferência, conselheiros, diretores de escolas, coordenadores de projetos e autoridades presentes, dentre elas, Josilene Rosa - secretária de Assistência Social, Joelma Medeiros - presidente do Conselho do Fundeb, Fátima Midogute - coordenadora geral da Pestalozzi, Silvana Lopes - vice-presidente do Sinted de Aquidauana, cabo BM Hermes Alexandre Toledo – instrutor do projeto Bombeiros do Amanhã e os vereadores Clériton Alvarenga e Sebastiãozinho do Taboco.
Ao fazer uso da palavra, a secretária Josilene Rosa citou que trouxe para compartilhar com os demais a experiência vivenciada no Congresso Nacional do SUAS. “Trouxe na bagagem muitas ideias e, também, feliz em poder afirmar a vocês que estamos a frente de muitos estados e capitais com relação ao trabalho que desenvolvemos no município. Desejo a todos uma boa conferência e aproveitem, extraiam e deem o máximo de vocês”, enfatizou a secretária da SAS.
Tão logo foram realizadas as apresentações dos projetos Bombeiros do Amanhã e Pelotão Esperança, a promotora de Justiça da Vara da Infância e Juventude, Dra. Angélica de Andrade Arruda explanou com números e gráficos sobre a “Situação dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes em tempo de Pandemia da Covid-19: violações e vulnerabilidades, ações necessárias para reparação e garantia de políticas de proteção integral, com respeito à diversidade”.
Ao final da conferência, após os grupos de trabalhos e discussões, foram eleitos os delegados de Aquidauana, que participarão futuramente da Conferência Estadual:
Representantes do Conselho Tutelar: Raquel Silva dos Santos Lanza (titular) e Tatiéle Souza da Silva (suplente); Representantes da Sociedade Civil: Emídio dos Santos Barbosa (titular) e Jefferson de Pádua Melo (suplente); Representantes Governamental: PorphirioTeixeira Alem (titular) e Solange Souza Domingos (suplente).
› FONTE: Agecom