Portal de Aquidauana

Seja bem vindo,

Cotação
Aquidauana

Maria Helena Corumbá é a mais antiga funcionária da Sanesul de Aquidauana

Publicado em 15/11/2022 Editoria: Cidade


Maria Corumbá é a funcionária com mais tempo em atividade na SANESUL - Foto Rede Social.

Maria Corumbá é a funcionária com mais tempo em atividade na SANESUL - Foto Rede Social.

Quem frequenta o escritório regional da Sanesul em Aquidauana, certamente foi recebido com sorriso no rosto. Felicidade é a marca registrada de Maria Helena Corumbá, a mais antiga funcionária em atividade da Sanesul.

“Entrei na empresa de saneamento (SANEMAT) em 16 de novembro de 1972. Comecei como assistente de serviços gerais e, ao longo dos anos, passei por todos os setores da empresa”, comenta dona Mariazinha,

São 50 anos de serviços prestados a serem comemorados amanhã, 16 de novembro. Mariazinha diz que era bem jovem e já mãe de dois filhos quando conseguiu o emprego. "Deus usou um homem muito caridoso para me ajudar”, comentou.

Segundo informações colhidas pela redação do Portal de Aquidauana, na época em que Mariazinha entrou na empresa, Mato Grosso era um Estado Uno e na Capital, que era Cuiabá, muito distante de Aquidauana, era onde tudo acontecia. “Quem me ajudou a arrumar o emprego foi o Dr. Fragelli, marido de Dona Lurdes. Nunca mudei de emprego. Comecei na Sanemat, agora Sanesul e, aqui é minha vida”, comenta.

José Fragelli foi governador de Mato Grosso de 1970 a 1974. Presidente do Senado no período de 1985 a 1987, representante do Estado de Mato Grosso do Sul, tendo exercido o mandato de senador no período de 1980 a 1987.
 
Nessa época, chegou a assumir a presidência da República, no lugar de José Sarney. "Ele esteve passando férias ainda enquanto governador de Mato Grosso (Uno) em Aquidauana quando tomou iniciativa de arrumar o emprego para Maria Helena Corumbá.
 
Maria Helena Corumbá (Mariazinha) ressalta ainda que sente orgulho por ter nascida dentro de uma aldeia indígena. “Nasci no dia do Índio, 19 de abril de 1953 na aldeia Limão Verde, pertinho aqui de Aquidauana. Meus avós trabalhavam na aldeia e foi onde eles me criaram. Talvez por isso, eu seja assim, calma e serena”, acrescenta Dona Maria.

Neste mês os colegas de trabalho organizaram na sede da empresa uma festa surpresa em comemoração à sua “Bodas de Ouro”, com homenagens, poemas, flores e presentes.

A vida de Maria Helena Corumbá se confunde com a história da Sanesul. "Quando olho para minha carteira de trabalho, é que me dou conta de como o tempo passou. Hoje tenho boas lembranças dos amigos que ganhei, das pessoas que conheci e da família que conquistei”.