Portal de Aquidauana

Seja bem vindo,

Cotação
Aquidauana

SAMU de Aquidauana comemora 10 anos de serviços prestados

Publicado em 16/11/2022 Editoria: Saúde


Foto divulgação

Foto divulgação

A Prefeitura Municipal de Aquidauana comemorou os 10 anos da criação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência em Aquidauana, em referência a pactuação com estado de Mato Grosso do Sul no ano de 2012.
 
O SAMU de Aquidauana era regulado pela Central de Regulação do SAMU Estadual em Campo Grande, mas em 2017 passou a ser escrita uma nova fase da história do SAMU de Aquidauana.
 
Em 2018, o SAMU ganhou uma sede própria, ocupando as instalações do prédio da UPA e efetivou a implantação da Base Descentralizada do SAMU, que recebeu caracterização, conforme o Ministério da Saúde prescreve.
 
Sob a égide da Prefeitura de Aquidauana, cabe ressaltar a expressiva participação do SAMU em eventos dando maior segurança à população, treinamentos e qualificações profissionais, nos ESFs, na rede de educação e instituições militares do Exército Brasileiro entre outros. Há 10 anos, nossos profissionais portaram, com orgulho, o capacete, botas e fardas, projetando nosso município no cenário estadual.
 
Consoante com as transformações do mundo moderno, os integrantes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência buscam incessantemente a melhoria da assistência através da qualificação técnico-profissional, incorporação de novas tecnologias, humanização dos atendimentos, respeitando, sempre, os ditames da ética nos procedimentos na área da saúde.
 
Em 10 anos do SAMU 192 de Aquidauana, há de se destacar a importância dos investimentos para melhorar a infraestrutura e operacionalização do SAMU, que o órgão tem recebido na gestão do prefeito Odilon Ribeiro, da Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento e o apoio dado, também, pelos vereadores da Câmara de Aquidauana, na legislatura presidida pelo edil Wezer Lucarelli.
 
No último dia 12 de novembro, no SIMPOL, o SAMU completou seus 10 anos, com uma comemoração entre a equipe, secretários, familiares e convidados. Na oportunidade, foram homenageadas diversas autoridades com Diploma de Amigo do SAMU.
 
Dentre os homenageados, o prefeito de Aquidauana - Odilon Ribeiro, secretária Municipal de Saúde e Saneamento - Cláudia Franco Fernandes Souza, secretária Municipal de Assistência Social – Josilene Rodrigues Rosa e com Diploma de Honra ao Mérito os seguintes servidores presentes: Enfermeiro Franciony Bergman França, Técnicos de Enfermagem Severino Maranhão dos Santos, Lêucia Balta de Lima, Charles Cristiano Barbosa Pinho, Condutores Socorrista Lucas de Oliveira Ferreira Pinho, Leandro Vincentini, Christian Ricardo Tejada de Oliveira, Camila Garcia Rocha e Adonis Nascimento Gregorio.
 
Também foram enaltecidos pelo trabalho prestado, os profissionais: enfermeira responsável técnica Vanessa Arce Lopes, enfermeira Marlize Feitosa, Técnicos de Enfermagem que não puderam estar presente e receberá Diploma de Honra ao Mérito posteriormente Welington Silva Sanabria, Osnei da Silva Martins, Anderson M. G de Arruda, Cláudia Pereira Cristaldo, Condutor Socorrista Arthur Wagner Mateus Ribeiro.
 
“Queremos dizer que é uma honra arriscarmos a vida por vocês! A família SAMU 192 de Aquidauana tem uma alegria imensa de atender essa população Aquidauanense e região. Nossa farda é a nossa 2ª pele, aquela viatura é a nossa 2ª casa. Enfermeiros, Técnicos de Enfermagem e Condutores, parabéns pelos 10 anos de história e tradição”, completou o coordenador municipal do SAMU Héverton Bastos.
 
 


› FONTE: Agecom