Portal de Aquidauana

Seja bem vindo,

Cotação
Aquidauana

Santa Casa realiza captações de órgãos e viabiliza transplante renal

Publicado em 16/11/2022 Editoria: Saúde


As doações puderam ajudar nove pessoas que aguardam por transplantes pelo país.
 
A Organização de Procura de Órgãos (OPO) e o Banco de Olhos “Anjos da Visão” da Santa Casa de Campo Grande realizaram duas captações de órgãos e tecidos na última semana. A primeira aconteceu na terça-feira, 8 de novembro, e foram doados fígado, rins e córneas. A segunda foi na quinta-feira, 10 de outubro, com a doação de enxágues e córneas, totalizando cinco órgãos e quatro tecidos extraídos. As doações puderam ajudar nove pessoas que aguardam na fila por transplantes pelo país.
 
Um dos enxágues do primeiro doador na semana, homem de 48 anos que evoluiu para morte encefálica após um Acidente Vascular Cerebral Isquêmico (AVCI) foi encaminhado para Juiz de Fora/MG devido a incompatibilidade no Estado. O outro peso na Santa Casa e foi transplantado pelo Serviço de Urologia do hospital em pacientes de 54 anos. As córneas foram encaminhadas ao Banco de Olhos para análise e depois disponibilizadas para transplantes. 
 
Na segunda captação, um rim do doador de 47 anos vítima de Traumatismo Crânio Encefálico (TCE) foi encaminhado para São Paulo e outro foi transportado até Belém/PA para ser transplantado. Já as córneas do paciente também permaneceram no Banco de Olhos do hospital para serem avaliadas e usadas para transplantes e tratamentos clínicos.
 
A equipe da Organização de Procura de Órgãos (OPO) é a responsável pelo acompanhamento de todos os pacientes críticos críticos que dão entrada no Pronto-socorro e fazem o acolhimento dos familiares para que, diante do diagnóstico, façam a abordagem sobre a possibilidade da doação . Sendo de interesse dos familiares, o próximo passo é a busca de possíveis receptores feitos pela CET (Central Estadual de Transplantes), não existindo condições de transplante no Estado, a busca é realizada no Sistema Nacional de Transplantes.
 
Neste ano de 2022, de janeiro a outubro, foram registrados 115 diagnósticos de morte encefálica na Santa Casa de Campo Grande, sendo que, destes, 72 eram potencialmente doadores, mas apenas 16 famílias autorizaram a doação. Ou seja, 22% das entrevistas realizadas pela não foram efetivadas. Ainda assim, por intermédio da equipe, foram captados e doados 18 rins, cinco fígados e um coração. Em relação às córneas e escleras, foram captados e processados &8203;&8203;383 tecidos oculares.  
 


› FONTE: Santa Casa de Campo Grande