Portal de Aquidauana

Seja bem vindo,

Cotação
Aquidauana

Dengue aumenta em Aquidauana e Saúde convoca população para prevenção

Publicado em 19/11/2022 Editoria: Saúde


Com a chegada do período chuvoso, em Aquidauana surgiram novos casos notificados de dengue. Conforme dados da Coordenação de Controle de Vetores, atualmente, o município tem 270 novas notificações de dengue. Somente nesta semana, foram registradas 20 notificações. 
 
Os agentes de Controle de Vetores tem encontrado durante as visitas domiciliares, muitos recipientes com a presença de larvas do mosquito Aedes Aegypti.
 
A Coordenação de Controle de Vetores, diante do aumento de casos de dengue em Aquidauana convoca a população para intensificar a prevenção, principalmente, fazendo a limpeza de terrenos, quintais e eliminar recipientes que acumulam água.
 
A equipe da Coordenadoria Municipal de Controle de Vetores já vem realizando, em parceria com a Secretaria de Serviços Urbanos e Rurais, ações de manejo ambiental em bairros com mais ocorrências de casos notificados.
 
"DIA D"
Diante desse aumento de notificações e, também, aproveitando a data temática do Dia Nacional de Combate à Dengue, que anualmente é o penúltimo sábado de novembro, ou seja, hoje, 19/11, a Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento fará um mutirão do "Dia D contra a Dengue", iniciando no Bairro São Francisco e passando por outros locais da cidade.
 
"Estaremos nesta data no Bairro São Francisco, realizando uma caminhada com agentes de endemias, distribuindo panfletos e orientando a população. Após esta caminhada, estaremos fazendo uma carreata com a equipe e atividade lúdica com agentes com fantasia de mosquito da dengue e também da morte, com intuito de chamar atenção para a gravidade da doença", explicou Sebastião Marques coordenador dos agentes de endemias.
 
A ação educativa e de sensibilização da comunidade, contará com o apoio da Policia Militar e do Corpo de Bombeiros. 
 
Essa ação tem a finalidade de alertar a população sobre os crescentes casos notificados da dengue, zika e chigungunya.
 
O Dia Nacional de Combate à Dengue (DIA D) foi instituído pela Lei nº 12.235/2010 e determina que o penúltimo sábado do mês de novembro seja destinado para mobilizar iniciativas do poder público e a participação da população para a realização de ações destinadas a enfrentar o vetor da doença, por meio de ações educativas e de divulgação. 
 
A prevenção contra a dengue é uma tarefa de todo cidadão, é preciso eliminar todos os recipientes que acumulem água e, que possam servir como criadouros das larvas do mosquito.
 


› FONTE: Agecom