Referência em MS, CRAM recebe visita da Casa da Mulher Jardinense
Publicado em 20/11/2022
Editoria: Cidade
Inaugurado em 2010, em Aquidauana, o Centro de Referência de Atendimento à Mulher (CRAM), tem a frente como atual coordenadora Ednéia Mendes Gamarra.
O CRAM com sua equipe tem buscado prestar um trabalho de acolhimento e atendimento humanizado às mulheres em situação de violência, proporcionando atendimento psicológico e social e orientação e encaminhamentos jurídicos necessários à superação da situação de violência.
Localizado na Rua Antônio Nogueira, 818, no Bairro Alto, o CRAM de Aquidauana é referência em todo Estado de Mato Grosso do Sul e, é justamente esse motivo, que trouxe a equipe da recém-inaugurada Casa da Mulher Jardinense para uma visita ao CRAM aquidauanense.
Durante a visita, foi explicado o passo a passo do trabalho lá desenvolvido, dos acompanhamentos, bem como falado dos diversos projetos da prefeitura de Aquidauana, dos parceiros.
“Nunca é de imediato, precisamos fazer um trabalho bem insistente e quando a vítima aceita nossa ajuda, nós realmente abraçamos e agarramos ela literalmente para ela não desistir”, explicou a psicóloga Ieda Magalhães.
A equipe de 8 servidoras, dentre elas: 2 assistentes sociais, 1 psicóloga, 1 estagiária em psicologia e a coordenadora, presta atendimento mensal a 60 mulheres vítimas de violência.
“Quando a vítima é mãe, ela é assistida por nós aqui no CRAM e os filhos pelo CRAS e na sequência encaminhamos para os diversos projetos ofertados pelo poder público”, explicou a coordenadora Ednéia.
Na caravana de Jardim, membros da Casa da Mulher Jardinense estavam: Ana Claudia Serra Pleutin (Psicóloga e coordenadora da Casa); Paula Adriana Camargo Peixoto (Assistente Social); Carolina Moreira Cálido (Psicóloga); Larissa Corrêa (Recepcionista).
Unânimes foram enfáticas em dizer a importância da visita e na voz da coordenadora agradeceram: “Muito bom esta acolhida e esta transmissão de conhecimento, isso nos fortalece, ver um trabalho bem feito, com uma equipe que realmente faz o trabalho em grupo dar certo, nos encoraja para os desafios que iremos enfrentar. Obrigada!”, pontuou Ana Claudia.
Por sua vez, a secretária de Assistência Social, Josilene Rodrigues Rosa acrescentou que a equipe do CRAM tem "o tato, o jeito de cuidar, elas dão conta e isso com certeza facilita o trabalho de toda a Assistência”.
Agradecendo a visita e colocando à disposição o CRAM, a coordenadora Ednéia concluiu: “Não sou assistente por formação, mas a gente vai se apaixonando. E realmente é muito bom e gostoso poder ajudar e cuidar das pessoas”.
› FONTE: Agecom