Sextou na ALEMS traz palestras de conscientização ao Novembro Azul
Publicado em 23/11/2022
Editoria: Saúde
É importante consultas de prevenção para um diagnóstico precoce
O Programa Sextou na ALEMS realizará na próxima sexta-feira (25) uma palestra sobre o Novembro Azul, mês dedicado à Campanha Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, com o slogan “Drible o Preconceito e Cuide da sua Saúde”, na Assembleia Legislativa do Mato Grosso do Sul (ALEMS), no Plenário Deputado Júlio Maia, a partir das 9h.
O evento contará com dois palestrantes, o biomédico Johnny Fouad Matta e a bioquímica Camilla Muzzi Grinfelder, que discutirão sobre a importância e prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata. Na tentativa de reverter os altos índices da doença, todos os anos a campanha do Novembro Azul busca alertar para a necessidade dos exames preventivos.
O gerente da Escola do Legislativo Senador Ramez Tebet, Ben-Hur Ferreira, destaca a importância das palestras realizadas no âmbito da Casa de Leis. “Seguindo uma tradição da Escola, discutiremos sobre o Novembro Azul e há muitos anos temos essa preocupação com a qualidade de vida dos servidores, para que possam melhorar a qualidade de vida e saber mais sobre a prevenção do diagnóstico precoce”, informou.
Ben-Hur ainda lembra que culturalmente os homens vão menos ao médico. “Nós homens precisamos nos atentar mais a nossa saúde, dar mais atenção, pois temos famílias e amigos que nos querem bem", disse. "Vamos nos cuidar por aqueles que estão ao nosso redor. Só quem não vivenciou as dores do câncer se deixa levar pelo preconceito”, finalizou.
Para mais informações sobre o "Sextou na ALEMS" é necessário entrar em contato com a Escola do Legislativo, através do contato (67) 3389-6261 ou e-mail escoladolegislativo@gmail.com. Você também poderá acompanhar o "Sextou" ao vivo, pelos canais oficiais de Comunicação da Casa de Leis - canal 9 da Claro Net TV, TV ALEMS, Youtube, Facebook, Rádio ALEMS e aplicativo Assembleia MS - (Android/iOS).
Prevenir é sempre melhor
José Alves dos Santos, 67 anos, funcionário público e garçom da ALEMS, comentou sobre os cuidados que o homem deve ter com a saúde. “Na minha opinião, os homens deveriam se cuidar o ano inteiro, fazer exames de rotina ao menos uma vez ao ano. Eu não sou o melhor exemplo de rigorosidade com a saúde, mas como dizia aquele velho ditado ‘Faça o que eu digo, não faça o que eu faço’, e quero finalizar dizendo a todos os homens para que se cuidem, preconceito e ignorância não levam ninguém a lugar nenhum", alerta.
A Casa de Leis, ao longo do mês, produziu materiais alusivos ao Novembro Azul, entre eles o episódio mais recente do PodCast Falando da Casa, abordando o tema "Cuidados com a Saúde Masculina".
› FONTE: AL MS