Portal de Aquidauana

Seja bem vindo,

Cotação
Aquidauana

Para combater o mosquito Aedes, Aquidauana terá aplicação do fumacê

Publicado em 25/11/2022 Editoria: Saúde


De acordo com o perfil epidemiológico de casos notificados de dengue, Aquidauana se apresenta na 54° posição, com mais de 320 casos notificados, sendo mais de 30 positivos.
 
Conforme dados da Saúde do Governo do Estado e das secretarias municipais, o aumento de casos em todos os municípios acende um alerta estadual de que esta situação caminha para um quadro de epidemia de dengue. 
 
Sendo assim, a Secretaria de Saúde de Aquidauana, Cláudia Franco Fernandes solicitou à Coordenadoria Estadual do Controle de Vetores, com apoio do Comitê de Combate as Arboviroses, o empréstimo do equipamento para aplicação de inseticida em Ultrabaixo volume motorizado.
 
Atendendo à solicitação da SESAU de Aquidauana, a Coordenação Estadual de Controle estará com o equipamento UBV Pesado (fumacê), na última semana de novembro e no início de dezembro, fazendo a aplicação do inseticida em Aquidauana. Essa ação tem o objetivo de eliminar o vetor contaminado, cortando, assim, a cadeia de transmissão do vetor.
 
O produto não será passado em todos os bairros, apenas nas áreas com mais casos notificados. Porém, é primordial que a população faça a eliminação de depósitos que possam servir para abrigar as larvas do mosquito Aedes Aegypt.
 
O combate ao mosquito deve diário e contínuo em todas as casas e bairros de Aquidauana, por cada cidadão, para evitar a proliferação do mosquito Aedes, transmissor da dengue, doença que pode matar.
 
Importante destacar que, o produto será aplicado no início da manhã e no final da tarde, horário que o vetor Aedes aegypti costuma deixar os esconderijos para se alimentar, estando mais suscetível a entrar em contato com o produto químico.
 


› FONTE: Agecom